A Educação e a Literatura



     Uma sociedade melhor, mais humana se faz pela Educação, esta é a frase que acostumamos ouvir constantemente.  Pois bem, esta educação é baseada em dois pilares; um é a educação dada pelos pais, a outra é a dada pela escola. Aos pais cabe a formação ética, de valores, a educação espiritual, moral. A escola cabe também complementação da formação ética, moral, de valores, a espiritual somando-se a do conhecimento intelectual.

    Gostaria de me ater na responsabilidade da educação por meio da escola, pois é nela onde a criança, o adolescente o jovem passa sua maior parte do tempo recebendo-a seja ela social que se da através do convívio entre alunos, mestres, seja através da educação intelectual. Enfim, a escola, tem um papel fundamental na formação da sociedade que não pode ser transferida simplesmente aos pais, numa sociedade moderna onde os pais quase não têm contato com os filhos devido a diversos fatores como o trabalho, etc. Sendo assim, cada vez mais a escola passa a ter um fator importante de complemento educacional no sentido de valores, ético, moral e espiritual, etc. Não estou aqui dizendo que a escola deva substituir os pais, mas sim, assumir este compromisso também.


     Pois bem, como deve ser este complemento? É muito simples, numa melhoria da qualidade do ensino, onde os educadores assumem suas responsabilidades quanto a aplicação das disciplinas curriculares de maneira levar o aluno a desenvolver-se emocionalmente e culturalmente. Isto ocorre quando o Estado assume sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais intelectualizada sem querer aparecer estatisticamente com índice pequeno de analfabetismo, através de diplomas.


     Este tema é muito extenso, portanto queria me ater numa disciplina curricular que é importantíssima e que percebemos haver muitas falhas, como também há em tantas outras. A disciplina a qual me refiro é a literatura.


     Nós que atuamos na literatura como escritores, poetas, o que mais discutimos entre nós a falta do habito de leitura da população. E isto é algo que de fato nos preocupa, não apenas pelo baixo índice de vendas de livros, mas pela pobreza cultural que uma sociedade se torna quando não gosta de ler. Esta pobreza não é apenas cultural, mas tem variantes que influencia toda uma forma do agir, do pensar e da cidadania de uma sociedade. Pois, uma sociedade sem cultura perde o senso critico de analise diante as adversidades do seu cotidiano como, por exemplo,  a política, da sociedade, etc. Uma sociedade pobre culturalmente torna-se ignorante levando-a ser omissa ou mesmo violenta e antissocial.


     A literatura não somente abre o Ser humano a enriquecer seu vocabulário; a aprender a escrever e se pronunciar corretamente as palavras como também por meio da diversidade da literatura como romances, poesias leva-o a se familiarizar-se com sua sensibilidade.


     Infelizmente a literatura pouco a pouco está sendo banida da escola, principalmente na educação de base, fundamental e ensino médio. Se você perguntar uma pequena biografia de Camões, José de Alencar, ou mesmo, quem são eles grande maioria dos alunos do ensino fundamental não sabem responder. Raramente educadores passam aos alunos como matéria leitura de livros de poesia ou romances. Enfim, a escola hoje na disciplina curricular de português e literatura está ensinando o básico dos básicos.


    Finalizando, há grande necessidade de mudar este tipo de educação, em destaque a literatura, que vem produzindo um retrocesso na cultura e na formação social da sociedade. Sem uma educação que vise de fato evoluir a sociedade; sem uma educação que fique preocupada em formar analfabetos funcionais cada vez mais o país vai empobrecer-se e toda vez e que for fazer parte de algum dado estatístico da qualidade de seu ensino configurará nos últimos lugares a nível mundial.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 20/05/2009
Reeditado em 27/05/2009
Código do texto: T1604277