De quem é a culpa?
A educação sempre foi um problema para o nosso país. A qualidade do ensino, a falta de estrutura das escolas, a falta de segurança tanto para alunos como para professores e funcionários, a falta de interesse dos jovens estudantes, a falta de motivação dos professores. Poderia colocar mais, mais muito mais mesmo, critérios que devem ser melhorados. A solução para esses problemas ninguém sabe responder. Milhares de estratégias são planejadas, mas nenhuma é colocada em prática ou dá um resultado bom. Pelo menos, nenhum que eu tomei conhecimento.
Por um lado temos os profissionais da educação que atualmente são poucos e sem motivação para exercer seu trabalho. O baixo salário, as ameaças e o desrespeito que os professores sofrem. Realmente é difícil trabalhar em um ambiente desse. Ninguém aguentaria. Do outro lado os alunos, que já vão para as escolas pensando em escapar dos olhos dos pais e fazer o que quiser. A falta de interesse que se observa nas salas de aula é lamentável. Se é pra ficar dormindo, fique em casa, mas não atrapalhe os poucos que querem aprender algo útil.
Mas...também não podemos esquecer nossos queridos amigos que trabalham em prol do bem do estado em que cada um de nós vive. Alguém já viu aí o governo de sua cidade tentar melhorar alguma coisa? Quantas escolas sofrem com as más instalações de 1 ou 2 séculos atrás? Quantos livros novos são mandados para as escolas? Se tiver bibliotecas...
Infelizmente é um conjunto de fatores que prejudicam a todos. Não iremos a lugar nenhum sem educação e educação não se faz sozinho. A melhora tem que começar por nós.