É pau, é pedra ( Uma publicação antiga)
É pau, é pedra (...), são as águas de março fechando o verão...
A música de Tom Jobim, além de alegrar pela bela melodia, faz renascer em nós um prenúncio de vida nova a cada mudança das estações do ano. E nesta, especificamente, refere-se ao fim do verão para entrada do outono vindo, logo a seguir, o inverno e depois a primavera.
A época das flores me faz lembrar uma época, há 45 anos, junto com meus pais numa propriedade rural no Estado de São Paulo. Grande parte da terra que possuíamos era formada de lavouras tocadas manualmente para sustento da família. As queimadas eram muito usadas naquela época. No plantio não se usava adubo nem veneno! Comprovei isso por mais de quinze anos. As terras não se cansavam, por mais que se plantava, e observava que naquele local não tinha erosão.
O viço das plantas sempre era o mesmo, que me faz lembrar o plantio do arroz, a forma anelada de suas folhas, o verde de rara beleza, a harmonia das folhas, o sopro do vento. Parecia que via lindas moças de cabelos anelados, ao sopro da mãe Natureza.
Recentemente, estávamos participando, a convite da Maçonaria, da inauguração do “CENEP”. A secretária executiva do órgão, num momento feliz de sua fala, explanou sobre as finalidades do mesmo. Exaltou as “Águas de Março”, de Jobim e Vinícius, como inspiração a um nascimento, regado por aquelas águas, que certamente enraizara para dar bons frutos à comunidade e ao país destacando, na oportunidade, a amplitude da obra destinada à comunidade.
E eu, boquiaberto, vendo tamanho feito para a comunidade, confesso que fiquei um pouco enciumado por ver o grande ideal alcançado e também pela visão do prédio da faculdade cedido para outro tipo de ensino, que certamente fará a diferença no futuro.
Também vi desmoronar um sonho antigo pelo trabalho dedicado mais de vinte anos, mas outra vez, abrindo o coração ao ver segmentos da sociedade prometendo uma faculdade federal em local próximo à metrópole estudantil, antiga Uniube.
José Pedroso
Empresário do setor de auto peças em Frutal/MG.