Abolição dos escravos, a Carta de Joaquim Nabuco e as Camélias - continuação

"Um retrato feito pelo

pintor Debret mostra

as negras do rio de

Janeiro com o filhos

nos braços. Um be -

líssimo quadro que

retrata o infortúnio" ( Kalena)

Depois da Lei Eusébio de Queiroz, ecoava : sem escravos , qum vai tarbalhar nas fazendas ? Mas a partir de 1870 já intensificaram-se as ações dos escravos contra sua situação. Fugiam em grupos formavam os QUILOMBOS como o de Jabaquara com 10 mil fugitivos. Em 1880 , também sugiram várias revoltas E já crescia muito a ação dos abolicionistas , ou seja , aqueles que eram a favor da abolição .

Entre eles , encontravam se pessoas das mais variads classes sociais . Alguns pertenciam á própria classe social escravista , como foi o caso de JOAQUIM NABUCO . Um jovem rico , pertencente a uma família de grandes senhores de engenho de Per -

nambuco. Na Câmara de Deputados era uma das vozes que defendiam os negros . Já Luis Gama , um negro , jornalista , usava o seu enorme talento , fazendo críticas á escravidão, escrevendo em jornais .

Em 1871 foi aprovada a LEI DO VENTRE LIVRE - a partir de maio deste ano , os filhos das escravos , nascidos daquela data em diante não seriam mais considerdos escravos . Mas a luta continuava,ferrenha . Havia muito , ainda , o que fazer. Em 1885 foi aprovada a LEI dos SeXAGENÁRIOS - , sem grande resistência . Os que já tinham ou completavam 60 anos estavam livres.

Mas ,... não foi por BONDADE , não !!! É que os senhors de engenho , achavam que eles eram lerdos , fracos e não aguentavam trabalhar . Então para que os velhos ?????? Só iriam causar PREJUÍZOS para eles . Entâo, por causa dos prejuízos, "enxotaram" os velhos , como eram chamados . Nada de BONDADE , na criação dessa lei. Pelo contrário.

Em 13 de Maio de 1888, a princesa Isabel, já com o projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado , assinou a LEI. Estava, livres os negros escravos .... A Lei continha , APENAS 2 (dois) artigos :

Art.1 __ É declarada extinta a escravidão no Brasil.

Art.2__ Revogam-se as disposições em contrário.

Nada mais se acrescentava, nem nada se dizia sobre o destino daqueles que até a véspera eram escravos. Como viveriam os negros libertos ??? As respostas serão as mais diversas , posivelmente. Mas antes de tudo isso , tem muitos fatos históricos importantes sobre abolicionismo e outroa fatos . E depois , também... A história não para . Todo momento é um fato novo ,etc....

CARTA de JOAQUIM NABUCO

Já existe em nosso país ,felizmente , uma aconsciência nacional , em

formação, é verdade, que vai introduzindo o elemento da dignidade

humana em nossa legislação e para qual a escravidão , apesar de hereditária é uma verdadeira mancha de Caim que o Brasil traz na fronte. Essa consciência que está temperando a nossa alma , e há de se por fim humanizá-la resulta da mistura de duas correntes diversas : o arrependimento dos descendentes de senhores e a afinidade de sofrimento dos herdeiros da escravos.

Não tenho , portanto, medo de que o presente volume não encontre acolhimento que eu espero por parte de um número bastante considerável de compatriotas meus, a saber : os que senten a dor dos escravos como se fora própria e, mais ainda , como parte de uma dor maior __ a do Brasil , ultrajado e humilhado , os que têm altivez de pensar __ e a coragem de aceitar as consequências desse pensamento __ que a Pátria , como a mãe , quando não existe para os filhos mais infelizes , não existe para os mais dignos , aqueles para quem a escravidão , degradação sistemática da natureza humana por interesses mercenários e egoístas . Porisso o seu custo para o nosso país vai ser ruinoso e, prevêem os feitos de sua continuação indefinida.

Possa ser bem aceita por eles esta lembrança de um correligionário ausente,

mandada do exterior, donde se ama mais a pátria do que no próprio país -

pela contingência de não tornar a vê-la, pelo trabalho constante da

imaginação, e pela saudade que Garret nunca teria pintado ao vivo se não

tivesse sentido a nostalgia - e onde o patriotismo, por isso mesmo que o

Brasil é visto como um todo no qual homens e partidos, amigos e adversários

se confundem na superfície alumiada pelo sol dos trópicos, parece mais largo ,generoso e tolerante.

Quanto a mim, julgar-me-ei mais do que recompensado, se as sementes de liberdade,

direito e justiça, que estas páginas contêm, derem uma boa

colheita no solo ainda virgem da nova geração; e se esta carta concorrer,

unindo em uma só legião os abolicionistas brasileiros, para apressar, ainda

que seja de uma hora, o dia em vejamos a independência completada pela

abolição, e o Brasil elevado à dignidade de país livre, como o foi em 1822 à de nação soberana, perante a América e o mundo.

Joaquim Nabuco

Londres, 8 de abril de 1863.

***********

Quanto ás Camélias , por favor : vá até onde estão postados os meus ARTIGOS e encontrará , um , com o título AS CAMÉLIAS NAS LAPELAS DOS PALETÓS . AS CAMÉLIAS tÉEM UM BELO SIGNIFICADO , para os abolicionistas . Era praticamente um segredo. Seu capital intelectual lhe agradecerá , tenho certeza !!! rsrsrs . Encontrará nos ARTIGOS. Beijos e até . TCHAU...

(By Kalena, 11 de maio de 2009)

kalena
Enviado por kalena em 11/05/2009
Reeditado em 11/05/2009
Código do texto: T1587176
Classificação de conteúdo: seguro