Apatia Mórbida
Uma nova doença, e que já se configura como uma epidemia, está solta no ar.
A apatia. As causas da doença podem ser as mais variadas possíveis, pode ser uma causa hereditária, ou que pode ser contraída ao longo da existência do individuo, seja por contágio, o que se é feito por meio de palavras que se ouvem, coisas que se ver, ou que simplesmente não se ver, por pura inércia, daqueles que já foram acometidos pela doença.
O sintoma é apenas um, indiferença. São várias as formas de se saber se você está com a doença, sendo possível a realização de testes simples, mas que são precisos quanto ao diagnóstico. Abaixo estão listados alguns destes:
 Se você passa por um mendigo na rua e finge que não ver;
 Se você fica calado quando ver alguma injustiça com qualquer pessoa que seja;
 Se você costuma aceitar decisões de qualquer pessoa que seja, calado, sem dar sua opinião a respeito;
 Se você ridiculariza ainda que em pensamento aquele que está a se manifestar em prol de algo, seja com um discurso ou qualquer outra ação que vise chamar a atenção;
 Se você decide não participar de uma manifestação ainda que está seja em prol de uma causa da qual você deveria defender por estar diretamente envolvida com aquele grupo de pessoas.
Enfim, se você diante dos inúmeros problemas em sua volta, apenas finge que não tem nada haver com eles, devido ao fato dos mesmos não lhe atingirem diretamente ou de imediato, e o pior, procura uma forma covarde de se desvencilhar de um problema que lhe afeta, como por exemplo fugindo, ou fingindo que está imune ao mesmo, bom, sinto-lhe informar, mas você também está contaminado pela Apatia, e como tal, é mais um que está a disseminar a doença a partir do seu estado de quietude diante de tudo o que lhe acomete ou se sucede em sua volta.
A cura para a doença ainda é incerta, digamos que esteja em fase de testes, sendo está não uma vacina, pois qualquer ação no sentido de inserção do vírus enfraquecido no organismo de quem está enfermo – o que é o procedimento usado para fabricação de vacinas -, acabaria por levar ao fortalecimento do vírus enfraquecido, ao entrar em contato com o individuo doente, levando por conseguinte, o progresso da doença.
A cura é não apenas física, como também psicológica, sendo esta por tanto uma espécie de bombardeio de estímulos físicos e psicológicos, um tratamento de choque, que estimule o individuo a agir, sob a mais pura e estrita pressão, o que devera ocorrer nos primeiros meses em que este deverá estar internado, sob observação clinica, já que o medico deverá estar atento a cada indicio de melhora.
Após alguns meses de internação e de sujeição a tratamento intenso, aos poucos o individuo deverá demonstrar algum progresso quanto ao enfraquecimento da doença, devendo por tanto, a partir daí, ser sujeito a estímulos mais leves, mas ainda sendo acompanhado por médicos que deverão observar seu comportamento diante de tais estímulos.
Se o paciente a partir da sujeição a um estimulo como um mendigo na rua, resolver diante daquela cena, erguer o mendigo agressivamente, dar um grito bem alto, correr rápido em direção a cada pessoa presente no momento fazendo com que essas olhem para o mendigo, e finalmente começar um discurso em prol do mendigo e contra a Apatia das pessoas, este paciente por tanto, pode se dizer, estará demonstrando grandes progressos.
As ações, sejam elas quais forem, sendo essas até mesmo discursos, denotam recuperação por parte do doente, denotam a redução da sua Apatia, denotam sobretudo que estes estão dispostos a mudar a realidade em que vivem, o que será facilmente percebido, a partir de uma demonstração qualquer de revolta, de raiva, de contrariedade em relação ao sistema.
A Apatia é uma doença perigosa, não só por ser contagiosa, mas também pelo fato dela ser contraída ainda na infância, ás vezes por meio dos próprios pais, que acabam gerando a doença nos filhos sem perceber, quando por exemplo, acostumam o filho a fazer só aquilo que mandam, ou a fazer algo só depois de muita insistência, retirando por tanto algo chamado autonomia, o ato de agir por conta própria. A doença pode ser contraída a partir do próprio sistema, o capitalismo, que estimula a competição e por tanto o individualismo, estabelecendo a união só quando se quer tirar proveito dos outros para atingir algum objetivo, entre outras formas, todas muito perigosas, sendo as mais sutis, as de maior periculosidade.
Por tanto fiquem atento, e se você tem a doença, procure fazer alguma coisa para reverter à situação, pois ainda que seja uma doença grave, a Apatia tem cura, o que só depende de você e sobretudo de suas ações.
Itaci Silva Camelo