O BRASIL POR UM FIO... DE NAVALHA.

Nunca, na história recente deste País, roubou-se tanto e com tanta frequência. Assistimos embasbacados a mais um mega-escândalo, onde até Magistrados estão envolvidos. Definitivamente não há limites para a corrupção. É o fim das instituições e do estado de direito. Nem bem eclode um escândalo, outro já explode, maior ainda e mais vergonhoso. Na sequência vem a turma do abafa e lança uma nova pseudo-CPI, para desviar o foco, onde o resultado já vem pronto e todos sabemos que mais uma canalhice será arquitetada para que tudo seja arquivado por falta de elementos ou provas. Enquanto isto, nós, 190 milhões de palhaços, crentes que a esperança de um Brasil diferente surgiria com a eleição/reeleição do atual chefe da Nação, percebemos que os mandatários de Brasília e seus afilhados, espalhados pelos quatro cantos, seguem em frente, impunementes, dilapidando o que resta desta Pátria indignada. A corrupção é como um câncer que se não for extirpado a tempo, torna-se uma metástase e aí... só um milagre salvará nossa rica e podre Pátria amada.

Vejam o caso do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Fonte de importantes receitas com o Turismo. A cidade que mais recebe turistas estrangeiros no País, hoje está entregue às quadrilhas de traficantes, máfias dos jogos e outras maracutaias em que estão envolvidas autoridades civis e militares, num conluio com bandidos que comandam (ou governam ?) a cidade , na maioria das vezes, de dentro dos presídios de segurança máxima. Agora, o governo federal acena com um PAC para a Segurança Nacional. Promete para outubro/08. Sabemos que será apenas um paliativo e mais dinheiro ralo abaixo ou bolso adentro. Registro aqui meu alerta. Pelos últimos acontecimentos, o Rio de Janeiro caminha fatalmente para uma Guerra Civil. Ainda há tempo para evitar-se uma intervenção federal ou um estado de sítio.

O Rio é a cara do Brasil, sofre do mesmo mal : CORRUPÇÃO. E como salvá-los ? Com o Governo e o Congresso que aí estão não vejo solução imediata. Todos são partidários do novo lema: “Brasil, roube-o ou deixe-o !” A propósito, em outubro de 2006, alguns carros circulavam no Rio de Janeiro, com um adesivo onde lia-se ; “Chega de roubo. Ditadura já !”. ( Revista Veja ed. 1979). Sugiro DESTITUIR o Congresso Nacional e começar tudo do ZERO. Com uma profunda Reforma Política: Criação do Voto Distrital e da fidelidade partidária. Proibição de Partidos nanicos - que só servem para “legendas de aluguel” - acabar com o foro privilegiado, acabar com os financiamentos de campanhas por pessoas físicas e jurídicas e renovar o sistema eleitoral, onde todos os cargos eletivos, tanto executivos como legislativos, tenham a duração de 04(quatro) anos, inclusive Senador, e apenas uma reeleição. Cumpridos dois mandatos (08 anos), deverão ficar de fora, obrigatoriamente nos próximos 04(quatro) anos, sendo que neste período não será permitido concorrer a nenhum outro cargo eletivo. Assim, abre-se espaço para a renovação , evitando-se a perpetuação dos tradicionais “coronéis” e “caciques” políticos. Convoca-se uma nova Assembléia Nacional Constituinte para uma reforma na atual Constituição (1988). Prioritariamente no Judiciário, com leis mais severas, mais abrangentes e eficazes. Se mesmo assim a corrupção resistir, só nos restará a volta da Ditadura que, com certeza, não será bem-vinda pelos que aí estão, pois uma parte foi a culpada pelo seu surgimento e a outra parte foi a responsável por sua extinção. Muitos dos que estão no Planalto e no Congresso participaram dos anos difíceis do Regime Militar. Alguns pegando em armas e afins, imbuídos pelo nacionalismo e outros enfrentando a resistência, com suor , sangue e vida em pról da volta da Abertura Política e da Democracia.

Finalizo este artigo citando um anúncio institucional que foi publicado na “Folha de S.Paulo” de 14 de maio p.p., na pag. A15, onde numa foto real há crianças dormindo na rua, ao relento. cujo título é: “Ou o Brasil acaba com a corrupção ou a corrupção acaba com o Brasil”. Ainda lê-se que: “...a corrupção movimenta aproximadamente R$380 BILHÕES por ano...” (grifo meu) Congratulo-me com o site: www.empresalimpa.org.br, pela iniciativa.

Salvador Cabrera Santiago – (Vadô Cabrera) -E-mail - cabrerajac@yahoo.com.br