JUBILEU DE OURO
JUBILEU DE OURO
William Pereira da Silva
wilpersil@hotmail.com
Recebo e-mail da Jornalista Lúcia Cabral Rocha, filha de Inalda Cabral Rocha que foi chefe do NURE quando sua sede foi no Colégio Estadual de Mossoró nos anos 70, a mesma também é sobrinha de Guiomar Cabral ex-diretora da Grupo Escolar Trinta de Setembro, ela gentilmente corrigiu um erro crasso cometido por mim no texto UMA ESCOLA, UMA VIDA, publicado no Suplemento Escola da Gazeta do Oeste do dia 06 de maio. No texto aparece entre linhas "50 ANOS – BODAS DE OURO" quando me refiro aos cinqüenta anos da Escola Estadual Jerônimo Rosado, o certo seria escrever "50 ANOS – JUBILEU DE OURO".
Transcrevo trechos do e-mail de Lúcia Cabral para esclarecer melhor o assunto e fornecer dados referentes à história do Colégio Estadual que servirá de subsídios para futuras pesquisas para quem pretende escrever sobre a História de meio século daquela instituição:
" Leio seus artigos publicados no caderno ESCOLA e, confesso, adorei quando um dia li sobre o colégio estadual, você se superou..."
"Hoje encontrei seu texto, também voltado para o velho estadual e fiquei feliz em saber que você está preparando um livro sobre o mesmo..."
"Enfim, sou jornalista e, por isso, permita-me corrigi-lo, quando comenta sobre as 'bodas' de ouro no colégio, quando na verdade é 'jubileu', pois bodas é casamento e jubileu, aniversário. Coisas da nossa língua portuguesa..."
"A minha mãe, Inalda Cabral Rocha, foi chefe do NURE e, quando ela assumiu, em 1970, ainda era no velho estadual. Você fez referências a minha tia Guiomar, que dirigiu ali o 30 de Setembro, pois bem, estou finalizando um livro sobre nossa família onde também cito esse fato..."
"Dalvanir Rosado, hoje freira e dirigindo colégio em Itabuna, participou do programa Mossoró de Todos os Tempos, contou um episódio de demitida como diretora do estadual por Aluízio Alves, pode ser útil essa informação para seu livro. Porque após a demissão, ele visitou o colégio e estendeu-lhe a mão para cumprimentar, sendo que ela colocou as mãos para trás, chateada porque além de demitida, não recebeu pelo tempo que trabalhou..."
"Lembrei que Renê Dantas foi mestre de obras ou pedreiro da construção do Estadual e um tio meu, Odílio Cabral, pai do goleiro Itamar Cabral, carregou muita areia da beira do rio, num carro de boi, para a obra". Essa turma ainda está viva para contar alguma coisa...
A jornalista relata que esta terminando de escrever um livro sobre a família dela que será publicado em breve e narra fatos vividos por sua mãe e tia no período em que atuaram no Instituto de Educação de Mossoró. Lúcia se dispõe a ajudar na reconstituição dos fatos da história do Colégio Estadual. O e-mail na integra poderá ser lido em: http://eejeronimorosado.blogspot.com/2009/05/lucia-cabral-sobre-escola-estadual.html. Copie e cole para acessar.
A comunidade escolar da Escola Estadual Jerônimo Rosado comunica a toda sociedade mossoroense que estará desenvolvendo durante todo ao ano letivo de 2009 atividades alusivas ao JUBILEU DE OURO da escola, com palestras, cursos, festas, publicação de livros da história dos 50 anos da instituição, lutas reivindicatórias para sua reforma geral na parte física prometida pelo Governo do Estado, campeonatos e torneios de xadrez, campeonatos de diversas outras modalidades.
Estamos a todo vapor tentando reerguer este rico patrimônio educacional para oferecer ao povo mossoroense uma educação de qualidade, nossa parte estamos fazendo, esperamos que o Governo do Estado corresponda as nossas expectativas cumprindo a sua..