FALÁCIAS DE POLÍTICOS IGNORAM PROJETO DE EDUCAÇÃO

EM ARTIGO ANTERIOR FALAVA DE MINHA EXPERIÊNCIA ENQUANTO EDUCADORA NOS CIEPS.ACHEI POR BEM TRAZER ALGUNS DADOS PARA MAIOR ESCLARECIMENTO DE TAL OBRA EDUCACIONAL.

O PROJETO FOI ELABORADO EM DUAS GESTÕES DE 1983 A 1994, PROJETO ELABORADO PELO PROFESSOR DARCY RIBEIRO APÓS ANÁLISE E CONSTATAÇÃO DE UMA SOCIEDADE ENFERMA DE DESIGUALDADE SOCIAL, O PROJETO EVITARIA QUE A CRIANÇA DE BAIXA RENDA FOSSE CONDENADA AO ABANDONO DAS RUAS OU FALTA DE ASSISTÊNCIA NOS LARES PARA QUE OS PAIS PUDESSEM TRABALHAR ( HOJE 14 MILHÕES PASSAM FOME ).

O ENSINO VISAVA O DOMÍNIO DA ESCRITA, LEITURA E CÁLCULO E HABILITAVA AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA ( HOJE PRICÍPIO ESQUECIDO POR NOSSOS GOVERNANTES).

A ESCOLA SERVIA DE PONTE ENTRE A CULTURA DO ALUNO E O CONHECIMENTO FORMAL.

ESTA ESCOLA FOI PROJETADA INICIALMENTE PARA ATENDER SEISCENTOS ALUNOS NO HORÁRIO DIURNO E QUATROCENTOS NO HORÁRIO NOTURNO ( EDUCAÇÃO JUVENIL).

DURANTE O DIA, ALÉM DE AULAS FORMAIS TINHAM ORIENTAÇÃO NO ESTUDO DIRIGIDO, ATIVIDADES ESPORTIVAS, CULTURAIS, RECREATIVAS, ACESSO À LEITURA DE LIVROS E REVISTAS ( EXCELENTE ACERVO COMPUNHAM AS BIBLIOTECAS ). HOJE AS BIBLIOTECAS DOS CIEPS SÃO DEPÓSITOS DE CADEIRAS E CARTEIRAS DANIFICADAS.AINDA HAVIA VÍDEOS EDUCATIVOS DE EXCELENTE QUALIDADE E PARTICIPAÇÃO EM DIVERSOS EVENTOS CULTURAIS.

EM OUTRAS ÉPOCAS, ESCOLAS PARTICULARES RELIGIOSAS UTILIZAVAM O HORÁRIO INTEGRAL DE ALTA QUALIDADE, CLARO QUE PARA A ELITE.ENGRAÇADO, A MESMA EDUCAÇÃO ERA NA ÉPOCA RESERVADA A CRIANÇAS DE BAIXA RENDA. E ESTE PROJETO FOI DERRUBADO AOS POUCOS ,POR PARTIDARISMOS . QUE PAÍS É ESTE ?

É IMPORTANTE QUE JOVENS QUE NÃO VIVENCIARAM ESTA É´POCA LEIAM "O LIVRO DOS CIEPS" ELABORADO POR DARCY RIBEIRO.

ESTA ESCOLA TINHA UM CURRÍCULO COMPROMETIDO IDEOLOGICAMENTE COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A EDUCAÇÃO INTEGRAL PREVÊ A SOCIALIZAÇÃO.

PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA . EM OUTRA OPORTUNIDADE CONTINUO COM FALÁCIAS CALCADAS EM EXPEIÊNCIAS DE SALA DE AULA, PORTANTO REAIS.

COSMO
Enviado por COSMO em 18/05/2006
Reeditado em 29/05/2006
Código do texto: T158208
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