Escola cidadã: Utopia?
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas funções do educador, bem como sua importância na formação do aluno cidadão e consciente de seus atos.
Palavras-chave: educação, formação, cidadania.
Escola cidadã: Utopia? Ou será sonho realizável? A importância da educação para o desenvolvimento de toda uma sociedade, tanto no que diz respeito a questões políticas, sociais e culturais, quanto nas questões humanas, de desenvolvimento pessoal. Fazemos parte do círculo evolutivo de uma nação, de um país, de uma cidade, enfim somos protagonistas da evolução de cada ser humano, pois nascemos em convivência e vivemos relacionando-nos com o outro em todo curso de nossa vida. Infelizmente, estamos vivendo uma época de contradições humanas, individualismos e de grande desprendimento de bens comportamentais e morais, como o respeito e a valorização do outro e o amor à família.
O egocentrismo humano faz com que todo e qualquer direito moral do “outro” não sejam iguais ou superiores ao do “eu”. Constitui-se um jogo de interesses relacionados ao ego, no que diz respeito a eu posso, ele não, gerando um conflito entre o limite de quem pode ou não alguma coisa. A capacidade de aceitar, de ouvir, de prestar atenção no que é diferente e de respeitá-lo, são comportamentos que devem ser desenvolvidos e incitados nos alunos, principalmente de ensino fundamental, onde o professor tem como matéria-prima uma criança desprendida de qualquer sentimento negativo e deturpado.
Cada criança traz consigo influências socioculturais do meio em que vive, cada uma traz uma história de vida, situações diferentes, desejos diferentes e anseios diferentes, provocando assim, ao chegar a escola um cruzamento destes sentimentos e dessas histórias, de onde brotam as relações de respeito e compreensão para com as histórias do outro. Para que isso ocorra o professor pode proporcionar um momento mágico na sala de aula onde cada um irá contar o que faz, como vive, se mora com os pais, trabalhando assim diversos assuntos referentes a cada história contada.
A cada dia que passa se faz necessário que o professor compreenda o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, de como ele vai construindo o seu conhecimento, interagindo com seu próprio ambiente e desenvolvendo aptidões. É claro que o professor deve preparar seu aluno para o mercado de trabalho, que deve apresentar para ele conteúdos que desenvolvam seu crescimento intelectual, todavia é imprescindível que o eduque para SER HUMANO.
O aluno tem que ser capaz de mudar, de refletir, de reavaliar-se e acima de tudo ter a coragem de recomeçar. Segundo Rogers: “São os sentimentos e as atitudes que promovem a ajuda, quando expressos, e não as opiniões ou os julgamentos sobre outra pessoa”.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas funções do educador, bem como sua importância na formação do aluno cidadão e consciente de seus atos.
Palavras-chave: educação, formação, cidadania.
Escola cidadã: Utopia? Ou será sonho realizável? A importância da educação para o desenvolvimento de toda uma sociedade, tanto no que diz respeito a questões políticas, sociais e culturais, quanto nas questões humanas, de desenvolvimento pessoal. Fazemos parte do círculo evolutivo de uma nação, de um país, de uma cidade, enfim somos protagonistas da evolução de cada ser humano, pois nascemos em convivência e vivemos relacionando-nos com o outro em todo curso de nossa vida. Infelizmente, estamos vivendo uma época de contradições humanas, individualismos e de grande desprendimento de bens comportamentais e morais, como o respeito e a valorização do outro e o amor à família.
O egocentrismo humano faz com que todo e qualquer direito moral do “outro” não sejam iguais ou superiores ao do “eu”. Constitui-se um jogo de interesses relacionados ao ego, no que diz respeito a eu posso, ele não, gerando um conflito entre o limite de quem pode ou não alguma coisa. A capacidade de aceitar, de ouvir, de prestar atenção no que é diferente e de respeitá-lo, são comportamentos que devem ser desenvolvidos e incitados nos alunos, principalmente de ensino fundamental, onde o professor tem como matéria-prima uma criança desprendida de qualquer sentimento negativo e deturpado.
Cada criança traz consigo influências socioculturais do meio em que vive, cada uma traz uma história de vida, situações diferentes, desejos diferentes e anseios diferentes, provocando assim, ao chegar a escola um cruzamento destes sentimentos e dessas histórias, de onde brotam as relações de respeito e compreensão para com as histórias do outro. Para que isso ocorra o professor pode proporcionar um momento mágico na sala de aula onde cada um irá contar o que faz, como vive, se mora com os pais, trabalhando assim diversos assuntos referentes a cada história contada.
A cada dia que passa se faz necessário que o professor compreenda o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, de como ele vai construindo o seu conhecimento, interagindo com seu próprio ambiente e desenvolvendo aptidões. É claro que o professor deve preparar seu aluno para o mercado de trabalho, que deve apresentar para ele conteúdos que desenvolvam seu crescimento intelectual, todavia é imprescindível que o eduque para SER HUMANO.
O aluno tem que ser capaz de mudar, de refletir, de reavaliar-se e acima de tudo ter a coragem de recomeçar. Segundo Rogers: “São os sentimentos e as atitudes que promovem a ajuda, quando expressos, e não as opiniões ou os julgamentos sobre outra pessoa”.