Assim que tem que ser
Sempre achei que tenho uma personalidade forte, mas quando era mais novo,em algumas oportunidades sentia receio de expor minhas idéias e opiniões. De um tempo para cá isto mudou. Sou uma pessoa que observa bastante e graças algumas pessoas que observo, comecei a me soltar mais e expor minhas opiniões, seja na sala de aula, no trabalho, ou em uma simples conversa. Também acrescento nesta mudança a leitura, pois sem o conhecimento que adquirimos lendo uma reportagem, um jornal, livro, não poderíamos debater.
Agora observo algumas pessoas que tem o mesmo receio que eu tinha. Observo e chego a conclusão que estão perdendo muita coisa boa, assim como eu devo ter perdido. É certo que todos tem o seu tempo, mas hoje penso que é uma situação simples. Expor uma opinião, não quer dizer que é a melhor ou mais correta, a mais sensata. Quer dizer apenas que é o que você acha. É tudo questão de respeito. Eu respeito a tua opinião e você respeita a minha.
Não vivi a época da ditadura, mas sei que existiram pessoas que brigaram e lutaram contra ela. Deve ser de deixar qualquer um louco. Não poder falar, escrever, cantar o que você sente deve ser terrível. Nunca sofri censura, mas sei que ainda existe. Pode não estar explícita, mas com certeza ainda tem. São poucos os que tem coragem de expor uma opinião contra algum político,ou sobre os escândalos que vemos por aí, sobre religião ou sobre qualquer assunto que possa causar polêmica com "famosos".
Deve ser isso que falta a maioria dos brasileiros, quantas vezes vemos alguém sofrer calado e com medo diante uma situação dessas. Até em um simples metro em que jovens não dão o lugar que é reservado a idosos e todos assistem a cena pensando, mas não agindo. Não precisamos nem ir muito longe para enxergar situações como esta. Basta olhar na sua sala de aula, por exemplo. Quantos ficam quietos, esperando alguém expor uma opinião sobre algum assunto que está sendo debatido? Muitos. Aliás, o pensamento é o seguinte: "Pra que eu vou falar ou fazer uma coisa se outro pode fazer isso." São poucos o que tentam mudar alguma coisa. E infelizmente, é aí que entra a censura. Quando alguém expõe sua opinião, milhões e milhões são usados para tapar os olhos e ouvidos da população.
Por isso, nunca pense que é tarde para alguma coisa, não podemos deixar de ser nós mesmos e aceitar qualquer coisa que seja empurrado para nós. TENHA SUA OPINIÃO, PENSE, QUESTIONE E FAÇA O QUE ACHAR QUE DEVE FAZER.
Para finalizar este texto deixo aqui uma questão para vocês pensarem:
Você prefere ser lembrado pelo que fez, ou pelo o que deixou de fazer?