Hoje
Comecei a desenvolver este texto na noite de ontem, mas não consegui terminá-lo, então estou voltando a ele.
Para começar a escrever este texto aqui, fui inspirado por um texto que acabei de ler no blog do Tico Santa Cruz (para quem não o conhece, leia e verá que é bom). Em uma parte de seu texto ele imaginou como poderia viver a base de troca, mas não em dinheiro. Neste caso, ele disse que daria um espaço no teu blog para uma livraria e em vez de receber dinheiro, receberia livros. E deu mais alguns exemplos deste tipo. Será que funcionaria? Achei interessante a idéia. Com isso poderíamos resgatar algumas coisas que estão ficando para trás.
Se fosse deste jeito não precisaríamos de dinheiro, só para coisas urgentes e burocráticas. Prestaria algum tipo de serviço e a pessoa me daria algo material em troca. Poderíamos conhecer muito mais coisas interessantes, não acham? Mas, infelizmente, hoje o mundo gira através do dinheiro, estamos cada vez mais perdendo o contato que há entre os seres humanos. Hoje nem precisamos sair de casa para comprar algo. É só fazer a compra pela internet. É lógico que isso ajuda e facilita, mas como disse estamos perdendo cada vez mais o contato com as pessoas, e por consequência oportunidades que poderiam surgir. Esta mudança que ocorre é natural por tudo o que vivemos. Estamos sempre com pressa e tudo o que possa facilitar, caí nas graças de todos. Como estão dizendo "tempo é dinheiro". Mas que absurdo! Tempo é vida, e vida é prazer.
Será que conseguiríamos voltar a viver como se vivia antigamente? Não vou tão longe assim, até porque sou novo, mas lembro-me quando começou a era da internet e arquivos digitais, que podem ser transmitidos em um piscar de olhos Será que conseguiríamos viver sem internet hoje? E celular? Sinceramente acho que não, e pensando bem nem deveríamos. Temos que usar a tecnologia ao nosso favor, porém sem esquecer as coisas boas a vida, que sem dúvida nenhuma é a interação entre as pessoas. Temos coisas boas e ruins por aí, é só saber escolher qual queremos.
Eu escolhi o Recanto.