Briga reveladora e preocupante no STF
Assisti ao "bate boca" dos ministros do Supremo Tribunal Federal ao vivo e pude observar varios comentários, as brincadeiras dos comentaristas e comediantes e todas as repercursões do fato.
Logo após o episódio houve uma "grande operação abafa", minimizou-se o fato como um pequeno desentendimento, porém ,a meu ver, não é bem assim. Afinal o STF é a côrte máxima do país, onde se deve guardar todo o respeito pela missão e compromisso institucional da instancia, onde se debatem e julgam causas de grande relevancia e repercursão prática para os cidadãos e para a nação como um todo.
Nós acabamos descobrindo, por obra do acaso, de uma discussão inesperada, que detetminados processos acabam sendo julgados sem que se esgote todas as discussões e probabilidades em torno dele, ficou claro que alguns ministros acabam insatisfeitos com o resultado de algumas decisões, pois não se sentiram totalmente esclarecidos para votar e decidir, como bem frisou e com toda a razão o ministro Joaquim Barbosa, preocupado com as consequências de suas decisões.
No meu modo de entender, cabe sim uma explicação satisfatória a nação brasileira! Estes fatos todos, inclusive a acusação pública e reveledora que alguns Ministros ou o Presidente do STF tenha "capangas", isso é gravíssimo.
A Fragilidade institucional é reveladora e necessita ser sanada com ações concretas e decisões maduras de fato, não foi a toa que um Ministro do envergadura do Dr. Joaquim Barbosa perdeu a paciência em público e sendo assistido ao vivo em sua ira, por milhares de pessoas, é fácil condena-lo, critica-lo e discrimina-lo, mas precisamos refletir também sobre suas razões para aquela atitude de revolta e indignação. Não acredito que um cidadão que ocupe um cargo de tal relevência e com tantas exigências para ali estar, tome uma atitude exasperada daquela forma sem razão.
Lembre-mo-nos que mesmo Jesus Cristo com toda a sua sensibilidade divina e respeito a serenidade, certa vez, segundo a biblia perdeu a paciencia e expulsou os "vendilhões do tempo" a bofetadas.... É para refletirmos sim!
Todos nós cidadãos devemos estar atentos aos homens que ocupam os espaços relevantes dos Tres Poderes da República, afinal a deciszão e ação deles refletir-se-a em nossas vidas e até nas decisões que temos que tomar no dia a dia, as leis que temos que respeitar, as regras de tudo que é pactuado em nossa nação e na relação com outros países. Os poderes executivo, legislativo e judiciário decidem e regram a nossa vida todos os dias e com nossos impostos somos obrigados a manter a estrutura e o salario e beneficios do Presidente da Republica, senadores, deputados e também dos juízes dos tribunais e do STF...Temos ver com tudo e devemos ter a nossa opinião sim!!!
Sei que algum juiz ou advogado, pode perguntar, o que o sr. tem a ver com isso, não deve se meter nisso!!? - Ocorre que somos obrigados a respeitar as leis e decisões da justiça do país, muitos juizes ameaçam de prender cidadãos em juízo,se estiverem declarando mentiras em juizo durante depoimento, agora nós cidadãos, não podemos ficar calados e inertes diante de fatos que nos levam a duvidar da seriedade e probidade de juizes das mais altas cortes do país, sob pena de corrermos o risco de sermos obrigados a cumprir sentenças injustas e mal julgadas, como evidenciou a acalorada discussão de nossos juizes togados da mais alta corte. Só ditaduras mantém justiça de conveniência, ainda assim há cidadãos e juizes nobres que resistem e chegam a pagar com a vida. Não podemos ser cidadãos omissos e falsos lhanosos.