Estabelecendo Vantagem Competitiva

Nas décadas de 40 à 60, o mundo vivenciou a Era da Produção em massa. As empresas concentravam-se em produzir o máximo que conseguiam. Existiam estoques intermináveis e a rotatividade dos funcionários era enorme.

Na década de 70, o Japão começa a se recuperar da destruição, consequência da Segunda Guerra Mundial. O Japão possuía recursos limitados, estava com a produtividades em baixa e havia pouco espaço, não podendo comportar os intermináveis estoques americanos. Diante disto, surge à necessidade de eliminar excessos e reduzir volumes. Com o declínio do fordismo e após os choques causados pelo petróleo, os competidores japoneses entram no mercado automobilístico com uma inovação em sua produção.

A Toyota se reposiciona ao criar um sistema de produção enxuta com o objetivo de aumentar a eficiência e eficácia da produção pela eliminação contínua de desperdícios, conseguindo vantagem competitiva entre a GM e a FORD (que lideravam o setor na época). Este sistema é sustentado pelo Just-in-Time e pela automação. O JIT (Just-in-Time) é um sistema que pode ser aplicado em qualquer organização, que visa reduzir ao máximo possível o estoque, minimizar o número de fornecedores, eliminar os custos desnecessários e os desperdícios. Com o JIT, o produto só é fabricado após a venda do mesmo. Tudo começa e termina com o cliente.

Hoje, organizações internacionais e nacionais utilizam o JIT para se posicionar no mercado e para obter vantagem estratégica e competitiva entre seus concorrentes. A Dell, como exemplo, utiliza esta ferramenta e a cadeia de suprimentos, vendendo diretamente para o consumidor, para manter uma vantagem de custo sobre os concorrentes convencionais. Este modelo permite a Dell ajustar a demanda orientando os consumidores para certas configurações, além de manter um estoque minimizado, de apenas quatro dias, enquanto muitos dos seus concorrentes continuam mantendo um estoque de vinte a trinta dias.

Este exemplo mostra que a competição esta acontecendo entre cadeias. Diante deste novo cenário, cabe às organizações investir em logística e em diversas ferramentas, empreendendo esforços para organizar uma rede integrada, a fim de proporcionar uma maior agilidade e eficiência nas operações, tanto com o cliente, como com o fornecedor. Surge também, a necessidade de estabelecer parcerias com os fornecedores, de implantar a logística integrada, o gerenciamento de cadeia de abastecimento e a produção enxuta (através do JIT e de outras ferramentas).

Assim sendo, este modelo de produção permite estabelecer estratégias competitivas para as organizações, fazendo com que as mesmas possuam vantagens sobre os concorrentes. As ferramentas do JIT dá um novo conceito a estas vantagens, estabelecendo um combate aos desperdícios e colaborando na obtenção da liderança de custos e de posicionamento estratégico, agregando mais valor ao cliente final.

Disponível em: http://cotidianodagente.com/lumus/?p=411

Hari Alves
Enviado por Hari Alves em 30/04/2009
Reeditado em 13/08/2012
Código do texto: T1567488
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