VOLUNTÁRIOS DO INCA... ( INSTITUTO NACIONAL DE CANCER)

A Área de Ações Voluntárias - INCAvoluntário - planeja e coordena as atividades dos voluntários do INCA, que hoje somam mais de 700 pessoas. O INCAvoluntário tem como missão o apoio integrado às ações do INCA junto à comunidade, na assistência e prevenção do câncer. Para tanto, desenvolve ações educacionais, recreativas, de integração social e lazer, visando ao bem-estar dos pacientes do Instituto, seus familiares e da comunidade em geral.

Recrutados e selecionados pelo INCAvoluntário, os voluntários trabalham junto às equipes de saúde do INCA.

COMO SURGIU?

O trabalho voluntário no Instituto remonta à década de 50, quando as pessoas participavam espontânea e gratuitamente de campanhas para arrecadar fundos para ajudar aos pacientes carentes do INCA.

Na década de 80, foi criada a primeira associação de voluntários do INCA, a AMINCA - Associação dos Amigos do Instituto Nacional de Câncer - que passou a dar apoio voluntário formal aos pacientes, suprindo suas carências materiais e afetivas e organizando eventos festivos.

Em 1990, novos grupos de voluntários se organizaram espontaneamente, promovendo a rápida expansão dos quadros e a diversificação das ações voluntárias em parceria com as equipes de saúde. Com tantos grupos de voluntários para coordenar, foi necessário criar o NAV - Núcleo de Acompanhamento do Voluntariado do INCA. Em 11 novembro de 1996, o Núcleo foi estabelecido e adotou como estratégia de organização a regulamentação jurídica de todos os grupos, formalizando assim o trabalho voluntário no INCA.

Com a unificação dos serviços de assistência do Instituto o voluntariado também necessitou de uma reestruturação. Em 2000, foi instituído o Conselho do Voluntariado, do qual participavam representantes das categorias profissionais da área de saúde do INCA, da Direção Geral, do NAV e dos voluntários supervisores de atividades. Este Conselho passou a definir normas, políticas e diretrizes do voluntariado, sinalizando as mudanças que viriam no ano seguinte.

Sempre buscando melhorias nos processos de trabalho, em 5 de dezembro de 2001, o NAV foi transformado em Área de Projetos Sociais e Voluntariado - INCAvoluntário. A criação desta área promoveu a unificação dos grupos de voluntários, o que trouxe maior integração deles com os funcionários e com as diretrizes da Direção Geral. Além disso, o INCAvoluntário representou uma mudança de atitude do INCA, que passou a ter também como missão projetos de responsabilidade social para a comunidade externa.

SEJA UM VOLUNTÁRIO...

Como se tornar um voluntário:

Para ser um voluntário do INCA é necessário atender a alguns pré-requisitos.

Quem apóia o INCAvoluntário

Confira alguns dos atuais doadores

AÇÕES DO INCAVOLUNTÁRIO...

APOIO AO PACIENTE INTERNADO:

Os voluntários apóiam os pacientes de diversas maneiras: nos cuidados gerais, na alimentação, na higiene, na escuta e atenção aos seus problemas. Também são realizadas atividades de recepção, informação e orientação aos pacientes que se internam e seus acompanhantes.

APOIO ASSISTENCIAL

parceria com o Serviço Social, o INCAvoluntário encaminha aos pacientes carentes bolsas de alimentos, cadeiras de rodas, muletas, perucas e outros equipamentos doados.

DOAÇÕES...

O INCAvoluntário recebe doações de bens materiais e recursos financeiros e administra seu encaminhamento para os pacientes, suas famílias e outros setores do Instituto. O INCAvoluntário recebe ainda a doação de serviços, como lavanderia, costura, manutenção de equipamentos e organização de festas. Para doar, clique aqui.

APOIO ADMINISTRATIVO

Voluntários com perfil administrativo trabalham no INCAvoluntário auxiliando a equipe na administração das doações e atendimento ao doador.

LAZER E CULTURA...

Os voluntários também organizam sessões de cinema (todas as segundas-feiras), saraus (todos os domingos), peças de teatro para pacientes, e acompanhantes e outras atividades culturais e de lazer: bingo, happy hour, jogos, shows e recreação para pacientes infantis.

OFICINAS DE AUTO-ESTIMA:

Manicures, cabeleireiros, barbeiros, maquiadores e esteticistas voluntários trabalham a estética dos pacientes através de ações de embelezamento para estimular a auto-estima e o enfrentamento das mudanças na aparência - queda de cabelo, ressecamento da pele - durante o tratamento.

REABILITAÇÃO: REUNIÕES DE AJUDA MÚTUA:

Semanalmente um grupo de pacientes laringectomizados se reúne no INCA para praticar exercícios de reabilitação da voz e trocar experiências. As reuniões ocorrem sob a coordenação de uma voluntária e ex-paciente laringectomizada e sob a orientação de uma fonoaudióloga. Os voluntários cooperam na organização das reuniões e das festas de confraternização e aniversariantes do grupo, além de ajudar na distribuição das doações destinadas aos pacientes laringectomizados carentes.

Para os pacientes que freqüentam o grupo e já são capazes de emitir som ao falar, o Coral dos Laringectomizados é uma oportunidade de desenvolvimento da fala. O Coral conta com o apoio de um músico voluntário que acompanha o grupo e se destaca mais por seu exemplo de força de vontade que por suas qualidade técnicas, porém, seu pioneirismo já lhe rendeu convites para apresentações em várias ocasiões dentro e fora da instituição.

OFICINAS ARTESANAIS:

São realizadas diversas oficinas com os pacientes, que aprendem trabalhos manuais e artesanais como: pintura, desenho, tricô, crochê, bordado, embalagens, origami e iquebanas, entre outros.

ATELIE DE ARTES E OFICIOS:

Pacientes ambulatoriais em fase de reabilitação e seus familiares são recebidos em um espaço especialmente preparado para atividades educativas (alfabetização) e o aprendizado de ofícios (corte e costura, culinária, confeitagem de bolos e doces, informática etc.), atividades artísticas manuais (confecção de chinelos, pantufas e bijuterias, crochê, pintura em tecido e gesso, pátina) e atividades musicais (flauta doce e violão), com o objetivo de utilização profissional.

EVENTOS...

Organização de festas em datas comemorativas e promoção de eventos em que personalidades e artistas famosos homenageiam os pacientes. Também é prestado apoio aos grandes eventos do INCA, como o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e às campanhas internas, como a Campanha do Silêncio.

CAPTAÇAO DE DOADORES DE SANGUE...

A partir da demanda sinalizada pelo Serviço de Hemoterapia, foi criado um grupo de voluntários que, treinados pelo Serviço, percorrem o ambulatório do Banco de Sangue e outros setores distribuindo prospectos e esclarecendo as principais dúvidas sobre doação de sangue e plaquetas.

INTEGRAÇÃO

São realizados seminários de reciclagem e treinamento e comemorado anualmente o Dia Internacional do Voluntário, em 5 de dezembro.

BAZARES:

Com objetivo de arrecadar recursos para o Instituto, voluntários trabalham nos bazares de conveniência das unidades (Bazares Incanto), nos bazares de usados e nas feiras organizadas em épocas como Natal e Dia das Mães.

Nas unidades hospitalares Hospital do Câncer I, Hospital do Câncer II e Hospital do Câncer III, o INCA mantém Bazares Incanto. Neles, são vendidas peças confeccionadas por voluntários e pacientes e produtos oriundos de doações. Na Rua Washington Luis n° 35, o INCAvoluntário possui o Bazar do INCAvoluntário, espaço amplo e confortável onde podem ser encontrados artigos doados e peças exclusivas. Os fundos arrecadados revertem em benefício das atividades de lazer dos pacientes do INCA e para o desenvolvimento do projeto de humanização dos hospitais do Instituto.

OBS: AJUDAR, FAZER DOAÇÕES, SE INTEGRAR A UMA SOCIEDADE QUE MUITAS VEZES NOS PARECE EGOÍSTA, SERIA MUITO BOM E COM CERTEZA DIGNIFICARIA QUALQUER UM, TEMOS QUE DOAR, SEM ESPERAR NADA EM TROCA!

OBRIGADO!

adriana ramos cruz
Enviado por adriana ramos cruz em 17/04/2009
Código do texto: T1544331