A data da Páscoa cristã

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

A data da Páscoa foi fixada no primeiro Concílio de Nicéia, no ano de 325.

A Páscoa cristã é comemorada (segundo o costume da Idade Média e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da primavera (outono no hemisfério sul). A data ocorre entre os dias 31 de março e 25 de abril, e é precedida pela Quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas, depois do Carnaval, evento este que depende da fixaxão da data da Semana Santa para que seja estabelecida a sua realização.

A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias em que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

[1] Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.

2) Irmãos a Caminho: Religião na Vida -

Editora: FTD

Autor: MARIA ALICE & MARIA ALICE M. ESTAL & THEREZINHA MOTTA L.DA CRUZ