Reforma Conceitual

PALAVRAS DE VIDA

Pr., Th. D., Serafim Isidoro.

REFORMA CONCEITUAL

Através dos quatrocentos e trinta anos que durou a época Patriarcal, Abraão, Isaque, Jacó, José, o culto de ofertas e sacrifícios de animais a Deus, desenvolveu-se na base da revelação e da piedade que tivera o ofertante. Não consta nos registros bíblicos a forma de procedimento que obrigatoriamente tivesse o individuo daquela época. Em Moisés, porém, foi estabelecida a Lei escrita e regulamentado o culto de tais ofertas, cujo destaque era a imolação do sacrifício de um cordeiro sobre o altar.

A humanidade prosseguia sua caminhada no tempo. Israel se destacava entre as nações como o povo de um só Deus e praticante de uma religião cujas bases eram leis escritas, consideradas sagradas, a que davam o nome "Sagradas Escrituras". Depois desse período parecia estar definitivamente estabelecida a Lei e a revelação de Deus aos homens.

Entretanto, surge, para quase todos inesperadamente, após séculos, um Personagem que se intitula maior do que Moisés, maior do que Abraão, maior do que o Templo; que faz declarações e ensinos que são revolucionários a tudo o que parecia tradicionalmente estabelecido. O culto simbólico das ofertas foi substituído por ensinamentos de fé e prática, contrariando às vezes preceitos considerados sagrados, como no caso da guarda dos sábados e da não vingança aos inimigos.

Paradoxalmente, durante séculos imaginou-se serem as Américas países fundamentalmente cristãos, evangélicos, tradicionais. Foi a poucos dias, na Flórida, que ouvimos através da diretora de renomada instituição educacional, a surpreendente declaração de que o ensino religioso é vetado às escolas dos EE.UU. Tal fato, entretanto, se torna natural em quase todos os países das Américas. O ensino religioso não se mescla ao ensino secular. A Teoria da Evolução das Espécies, entretanto, é ensinada sem restrições, ao ponto de demonstrar-se em figuras e desenhos, a mutação do macaco ao homem, ao ser humano.

Fato ilógico. Parece-nos absurdo que Deus tenha feito o homem do pó da terra, como afirma a Bíblia, mas ensinar-se a Teoria Evolucionista, da qual o macaco seja o primeiro ancestral desse homem, soa absurdo. E tal ensino é aceito sem questionamentos, passando de pais a filhos e de mestres a alunos. Onde estão as Américas cristãs? Se a escola pode divagar em especulações em detrimento do que a Bíblia ensina, onde, então essa Bíblia? Qual o seu valor na sociedade?

Por traz desse posicionamento conceitual está a antiga filosofia que esposava o marxismo: destruir a idéia de Deus, que é incômoda a uma vida descompromissada, desregrada, sem proibições religiosas. "Abaixo a religião!"

Se nossos filhos não forem cristãmente ensinados em lares cristãos, e nas escolas, desaparecerão, aos poucos, os principais valores morais. - Vede a corrupção moral da sociedade hodierna. Renomado cientista de nossos dias, pesquisador e diretor de oito clínicas de recuperação psicológica no Brasil, produziu e dedicou aos órgãos competentes o livro intitulado "Pode-se educar sem Deus?"

A reforma conceitual religiosa implantada por Jesus, o Homem de Nazaré, tem mudado vidas quanto ao relacionamento com Deus, quanto à religião e quanto à vida eterna. Mudou-se o culto simbólico em adoração a Deus em espírito e em verdade. Desmistificou-se o ritualismo figurativo. Simplificou-se o caminho que leva à vida. E a verdadeira moral deve residir nas sociedades cristãs, cujo livro básico como regra de fé é a Bíblia, mormente o Novo Testamento, a Nova Aliança. Fora disto, o mundo jaz no Maligno. A escola ensina, mas não educa. Não forma valores morais e espirituais. Sem Cristo e sem Deus a sociedade corrompe-se, desagrega-se.

Só Jesus, é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Só Jesus.

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