Como Aumentar a Auto Estima?

Pratique ignorar exigências, de estranhos totais, para que você se torne mais claro. Diga a si mesmo que é muito improvável que estranhos jamais o compreendam e sinta-se à vontade para continuar a ser incompreendido sem se sentir culpado ou fracassado como pessoa. Você pode perfeitamente desligar de sua consciência os ataques verbais de estranhos. Faça isso exatamente da mesma maneira que desliga um rádio que não quer ouvir. Você é tratado da maneira como ensina as pessoas a tratá-lo.

Se seu valor como ser humano depende de fazer as coisas bem, estar por cima, superar os demais, o que você fará quando cessarem os aplausos e você não estiver mais no alto? Desmoronará, porque não terá mais motivo para sentir que tem valor?

Pessoas que vivem plenamente não estão interessadas em fazer coisas melhor do que outras. Procuram dentro de si seus objetivos na vida e sabem que a concorrência reduzirá ainda mais seus esforços para atingir aquilo que realmente desejam.

O medo do julgamento (...) Os fabricantes de roupas não perderam tempo em se aproveitar desse terror básico da humanidade. Em todas as estações as modas se transformaram, porque os fabricantes de roupas sabem que raras pessoas terão coragem para usar as roupas da estação passada. Se o leitor duvidar disso, tente sair com um chapéu de abas estreitas, quando as abas largas estão em moda. Ou então, tente a leitora passear, no dia de Ano-Bom, com o seu chapéu do ano passado. Hão de observar como se sentirão mal, unicamente devido ao inimigo imortal, O medo da crítica.

(Napoleon Hill do livro “A lei do triunfo”)

As palavras que me tinham sido dirigidas não tinham importância alguma. O que importava era a minha reação.

(Catherine Ponder do livro “Leis dinâmicas da prosperidade”)

Você já notou que as pessoas que se amam são fluentemente atraentes? Elas deixam claro que estão felizes com a vida e para elas as coisas parecem ir e chegar sem o menor esforço.

É comum não querermos aceitar certos aspectos de nós mesmos. Isso leva ao abuso de álcool, cigarros, drogas, comida etc. É uma forma de nos penitenciar por não sermos perfeitos. Mas... perfeitos para quem? De quem são as exigências e expectativas que continuamos tentando atender? Proponha-se a deixar ir embora de sua vida as exigências e os padrões de outras pessoas. Sendo apenas você mesmo, descobrirá que é maravilhoso, exatamente como é neste instante.

Não gostando de mim, eu atraía parceiros que só me magoavam.

(Louise L. Hay do livro "O Poder Dentro de Você")

Caso castigue a si mesmo como “ignorante”, em que se baseia essa acusação? Admitindo que tenha sido insensato, será que nunca foi sensato? Nunca foi inteligente? Então essa autocrítica é basicamente auto-mutilação.

LEIA MAIS AQUI.

http://adriloaz.blogspot.com/2009/04/dicas-para-aumentar-sua-auto-confianca.html