A Verdade
PALAVRAS DE VIDA
Pr. Serafim Isidoro.
A VERDADE
"Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: O que é verdade?" - Jo. 18.37-38.
O senso, a idéia, a percepção de Deus é inato ao ser humano. A adoração e o respeito a um ser superior, o temor do desconhecido, fazem parte da natureza que o homem tem. Aquele que se diz ateu é apenas hipotético, numa lucubração de pensamentos, de idéias, de racionalizações que engodam o seu viver, procurando afastá-lo de uma das mais poderosas forças espirituais: a verdade.
O salmista Davi, rei, poeta, escritor sagrado expressa: "Diz o néscio em seu coração, não há Deus". - Salmo quatorze, verso primeiro. E no salmo didático de número cinquenta e três, verso também primeiro: "Diz o insensato no seu coração: não há Deus; corrompe-se e pratica iniquidade; já não há quem faça o bem."
Há virtudes que regem o universo humano, assim como há leis estabelecidas que regem a natureza. Amor, verdade, justiça, são colunas aplicadas ao espírito humano na sua origem, no seu condicionamento, na sua base. É o senso divino colocado de forma latente em todo ser que vem ao mundo. Mais cedo ou mais tarde aflorará como que em um apelo da divindade para a decisão do poderoso livre arbítrio concedido ao homem.
Não será sempre que tal afloramento acontecerá. No decorrer da vida, algumas coisas são preciosas e passageiras. Certas pessoas têm perdido grandes oportunidades por não atenderem a estas quando lhes são propostas. No passado da história bíblica, certo profeta lamentou: "Findou-se o verão, passou-se a sega, e nós não estamos salvos". Em determinadas épocas da vida o senso de Deus se nos bate à porta. O insensato, o que não entende os apelos interiores, insiste em não querer racionalizar a verdade, dando ouvidos às suas próprias opiniões, convicções formadas ao longo da estulta vida que leva. A verdade, entretanto, é firme como uma rocha e ainda persiste em permanecer no seu interior, como sendo a voz de Deus.
Nada se pode contra a verdade, senão pela verdade. Ela não é discutível, não é mutável. A verdade é uma Pessoa - a Segunda Pessoa da Trindade Santa - Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". Ateísmo, incredulidade, desconfiança, são descartamentos que conduzirão o homem à perdição. Caim, na dispensação do Édem; Esaú, nos patriarcas; Judas Iscariotes, dentre os apóstolos; e alguns dos meus leitores, se unem a Pôncio Pilatos na hora de tomarem para si Jesus, a verdade e a vida.
Diante de reis, os súditos se curvam. À rainha da Inglaterra nem abraço é permitido. Diante da doença o ser humano claudica. Mas diante da verdade, este se mostra relutante. A condenação é esta - disse o Senhor Jesus - que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz.
Só Jesus.
_____________________________
O Pr., Th. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br
(57)