O Filho do Deus Vivo
PALAVRAS DE VIDA
Pr. Serafim Isidoro.
O FILHO DO DEUS VIVO
"Deles também descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre, amém". - Rm. 9.5.
Foi meu privilégio participar de entrevista em um programa radiofônico, quando prometi regressar com resposta à pergunta sobre o texto bíblico do evangelho conforme Mateus, 16.16, nos manuscritos da Nova Aliança. A indagação é se a tradução deste texto feita em quase todas as versões em português esteja ou não conforme com tais ditos manuscritos. O texto traduzido em nossas versões diz: "Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".- Não disse: "Tu és o Cristo VIVO, Filho de Deus."
O texto grego koinê dos MMs. da Nova Aliança traz: "Su ei hó Christos hó uios tou Theos tou zôntos" e deve ser traduzido de maneira literal como: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus, do vivo."
Em duas vezes no texto em apreço, é usado o artigo definido, singular: tou: "Tou Theos, tou zontos". A maneira de expressão do grego koinê é específica e repetida. Observe: "Do Deus, do vivo". Tou é genitivo, singular, masculino do artigo hó, hê, tó, e sendo genitivo é traduzido DO, pois tal genitivo indica posse. Daí então a frase, alias bem traduzida para o português: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." O artigo definido - devemos esclarecer que a koinê não tem artigo indefinido (um,uma), mas apenas o artigo definido (o, a). O artigo definido é, pois, declinado da seguinte forma: Nominativo hó, significando o; Genitivo tou, significando do; Dativo tô, significando ao; Acusativo hó, significando o.
Desta forma, este texto afirma a filiação da Pessoa de Jesus a Deus, o Pai, a primeira das pessoas colocada teologicamente na doutrina Trindade. O espírito de Jesus é o Logos, traduzido como sendo O Palavra (Logos é masculino, na koinê) O Verbo, a expressão de Deus. O Logos é eterno - apesar de limitado, desvestido de Sua divindade pela incarnação- Fp. 2.6. É eterno quanto ao passado e quanto ao futuro, já que em teologia define-se eternidade passada e eternidade futura - O Logos, portanto, é Deus. Participa da Trindade Santa.
Entretanto, o corpo de Jesus era humano em todos os aspectos. O apóstolo João escreveu: "E o Logos se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade". - Jo. 1.14. A semente de Deus foi colocada no ovulo da jovem, virgem, Maria (interpretação nossa do Sl. 2.7, onde é dito "Tu és meu filho, eu hoje te gerei" - pois "gerar" é literalmente, produzir esperma). Tal semente foi colocada ali pelo Espírito Santo, terceira Pessoa da Trindade - interpretação teológica. Como se pode entender do texto do evangelista Lucas. 1.35: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá (episkiasei) com a Sua sombra; por isso também o Ente Santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus".
A divindade de Jesus está intrinsecamente ligada à Sua deidade, pois a Trindade se traduz como sendo composta de três Pessoas distintas, mas correlatas, unidas e consubstanciadas em um só personagem a quem damos o titulo: Deus.
Só Jesus.
__________________________
O Pr., Th.D. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br
(55)