A Vida Abundante
PALAVRAS DE VIDA
Pr., Th. D., Serafim Isidoro.
VIDA ABUNDANTE
"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância". - (Jesus) - Jo. 10.10.
Teologia é estudo sistemático, ciência acerca de Deus. A ciência mata, escreveu o apóstolo Paulo, mas o amor edifica. Quando procuramos entender as coisas de Deus, da parte Dele nos vem uma intuição, uma revelação que as escolas humanas não nos podem proporcionar. Tal intuição, teologia divina, pode ser dada a pessoas as mais simples do povo, ou àquelas que de tais assuntos nada entendem, assim como dada a estudiosos e letrados, acadêmicos. Alguém tem chamado a este fenômeno "o mistério da fé". Paulo, o apóstolo da revelação, expressão final do cristianismo, se expressa dizendo que "devemos guardar o mistério da fé em uma pura consciência".
No texto bíblico acima usado, Jesus fala em símbolo, em parábola, conforme era Seu costume, acerca do ladrão encarregado de roubar, matar e destruir. Tal ladrão, na teologia divina, na revelação preciosa dos mistérios de Deus, é um personagem espiritual, maléfico, um ex-anjo querubim decaído, destronado e rebelde - o espírito que opera nos filhos da desobediência - cuja missão contínua, desde a criação do ser humano, é causar ruína, miséria e destruição entre os filhos deste mundo. Negar a existência ou a atuação desse ser que denominamos diabo, seria negar toda a atuação do mal. Seria negar as sagradas escrituras, seria negar a realidade que está patente diariamente aos nossos olhos. Seria ignorar as forças invisíveis, porém dominantes, que escravizam homens, mulheres e até crianças, na sociedade dos nossos dias.
Esse ser rouba a paz, rouba a saúde, rouba as virtudes, rouba o direito de uma eternidade feliz; rouba a comunhão do homem com Deus, o criador. Mas, como toda ação pede uma reação, todo meio leva sempre a um fim, aprouve a Deus gerar, encarnar o Seu Filho, o segundo e último Adão, e oferecê-Lo como propiciação e resgate do ser humano, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. A raça humana foi vendida ao pecado, em Adão (o primeiro Adão). Mas, assim como em Adão todos morreram, em Cristo (o segundo Adão) todos são vivificados. Jesus, o Cristo, o Ungido, o homem de Nazaré, veio para que tenhamos vida, e vida com abundância. Nele os pecados são perdoados, a vida pregressa é transformada, a saúde é restaurada, o fim se torna glorioso. Ele veio para que tenhamos muita vida.
É esse, o evangelho que pregamos. O evangelho é o poder de Deus. Estas são as boas novas em Cristo, Jesus. Um evangelho de vida abundante, de vida completa, um evangelho que eleva o caráter, muda o procedimento, enriquece as virtudes, sara a alma. Da mesma maneira que no reino das trevas as criaturas são escravizadas, no reino da luz, na realidade de vida em Jesus, tais criaturas são libertas, são livres para uma vida de paz interior, de alegria e de conforto espiritual. Jesus veio para o que era Seu e os Seus não O receberam; mas a todos os que O receberam, deu-lhes a autoridade de se tornarem filhos de Deus, a saber, os que crêem no Seu nome.
Em Jesus a criatura humana é liberta dos vícios, pecados e maldades. O pecador espiritualmente imundo se torna santo e consagrado. O triste encontra a alegria e o perdido encontra o caminho da vida eterna. E a vida que Ele, Jesus, proporciona não é mais uma vida natural, humana e carnal, mas sim vida de completa e perfeita comunhão com Deus. Uma vida interior pujante de alegria e felicidade, vida que irradia vitória e santidade numa sociedade corrompida e má, na qual o cristão sobressai como astro no mundo. É vida abundante. A tristeza, a angústia, a depressão, não vêm de Deus. Este quer que tenhamos vida suficiente na pessoa do Seu Unigênito Filho Jesus, o Cristo.
Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por Ele.
Só Jesus.
____________________________
O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas de grego koinê através do E-mail: serafimprdr@ig.com.br
(20)