As mulheres HIV+ podem ser mães.
uma mulher soro + e seu direito de ser mãe.
Um telefonema, uma voz abafada perguntando-me se eu sabia que uma determinada paciente tinha o HIV.
Mesmo que eu saiba nao posso divulgar, isto é questao de ética e de formaçao pessoal, manter sigilo. A INTERLOCUTORA FICOU SILENCIOSA POR ALGUM TEMPO, depois me afirmou , tenho um filho com suspeitas de ser soro positivo, ele vai se casar , estou aflita pois nao sei como agir. Respondi -lhe que esse é um direito dele também, mas ela mais nervosa ainda me disse: mas eles ja transam. Ela PODE ENGRAVIDAR -SE.
Esse direito a concepçao é inviolável, toda mulher tem esse direito, até mesmo as sorpos+, desde que a gestaçao seja devidamente acompanhada, assistida pelo médico ginecologista, o infectoligista e o obstreta, para garantirem uma saudavel gestaçao, no sentido do bem estar da criança e que depois do parto, a bebe seja assistido com o coquetel, que ele vai receber nas suas primeiras mamadas, depis ele será
devidamente acompanhado na contagem de suas células CD 4, com grandes chaces de nao ser um portador do virus, desde que o pre natal inicie antes do 5 mes gestacional. A MÃE NAO SE CONVENCE SUGERE o aborto, que a saude émuito passiva a esta questao e que isto deveria ser um caso de policia.
EU, lhe apresento dados estatisticos que o sucesso desse acompanhamento supera os 95% dos casos, quando todas as recomendaçoes médicas forem devidamente obedecidas, q o nenen nasça sem riscos, que o aleitamento nao deve ser o materno, que o Estado banca estas despesas, enfim ela se acalma, mas fica intrigada ao saber que as pessoas mesmo infectadas transam livremente, mas esta questao, depende da tomada de consciencia de cada um , uma vez que o uso de preservativos favorece que haja um aumento rápido da carga viral, nos relacionamentos íntimos. Mas a concepçao é um direito de todos sabidos ou nao de sua condiçâo sorológica.
E por isso que fico intrigado com a ideia de alguns membros da igreja católica, serem contra o uso da camisinha, sao atitudes inpensadas daqueles que deveriam dedicar suas vidas a educaçao das almas e deveriam ser formadores de consciencias críticas, como responsabilidade, e o direito da livre escolha,fazer sexo, é a maoir expressao de entrga entre dois seres que se amam ou se desejam, nunca foi nen será pecado, desde que seja responsavel e bem direcionado, mas nos casos de despreparo psicológico, ou por influencia dos desejos carnais, que criam situçoes como uma gravidez, é procurar ajuda técnica, emocional e apoiar,pois nao nos cabe excomungar nen descabelarmos, usemos a ciencia para contornar os nossos chamados impulsos desenfrados.