Álcool-Etanol

O Álcool-Etanol se configura na forma de um líquido incolor cuja fórmula química é C2H5OH, enquanto combustível, não faz jus ao atributo de ecologicamente correto, visto que sua cadeia produtiva não corrobora para com esse rótulo que é muito influenciado pelo mercado e por interesses econômicos...

Fato é que, ponderando sob uma gama de pontos de vista, pode-se concluir que o resultado final do álcool no escapamento de um veículo automotor não lhe confere a prerrogativa de ser denominado "combustível ecológico".

Justifico o argumento:

- A cana-de-açúcar é cultivada na forma de monocultura extensiva, o que é prejudicial para a agricultura sustentável e para o ecossistema;

- Durante o período de cultivo, o solo perde em vitalidade e fertilidade, inclusive após alguns anos de plantio de cana-de-açúcar, o solo utilizado fica deveras empobrecido, comprometendo sua utilização eficiente para outras culturas;

- O emprego de substâncias danosas no solo, no caso o vinhoto (vinhoto ou vinhaça é o resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar, ou seja, a garapa fermentada);

- As maléficas queimadas de cana causam um terrível efeito no ecossistema local, pois libera gases poluentes, destroi a vida animal abrigada nas plantações, extermina insetos e degrada o solo;

- A criminosa derrubada de árvores para plantio de cana, as quais são ocultadas após a derrubada, sendo colocadas em gigantescas valas abertas por máquinas de grande porte, é por si só um contrasenso à proposta ecológica do álcool enquanto combustível;

- O transporte da cana colhida é feito por caminhões, geralmente movidos à diesel, altamente poluidores. Tais caminhões ainda acarretam a deterioração acelerada das estradas, especialmente em se tratando dos treminhões (caminhões de carreta longa, com duas ou três enormes caçambas);

- Utilização de mão-de-obra "semi-escrava" devido à extenuante e insalubre carga de trabalho em função da baixa remuneração;

- O álcool está sendo cogitado como estratégia mercadológica internacional, um perigoso interesse puramente financeiro e de barganha comercial que pode propiciar um desastre ambiental de imensa proporção em várias regiões brasileiras,etc.;

- Boa parte das terras atualmente destinadas à produção de cana e as que estão em vias de agregarem o "território canavieiro", seriam melhor empregadas, por exemplo, na agricultura familiar, na diversificação agrícola, na reposição de florestas nativas proporcionando uma geração de emprego e renda de forma mais sustentável e humana.

Portanto, posso afirmar que o álcool não foi e atualmente não é um combustível ecológico (pode vir a ser), pois apesar de ele emitir menor quantidade de gases poluentes no processo de combustão do motor de um dado veículo (embora isso não seja uma certeza), toda a cadeia produtiva deste combustível não permite que o nobre adjetivo "ecológico" lhe seja conferido... Se houvesse uma certificação para combustíveis, equivalente a dos produtos orgânicos, ou as conferidas pelo INMETRO e PROCEL, por exemplo, certamente o Álcool não receberia o "certificado" de "Produto Ecológico".

O biodiesel é uma proposta deveras interessante e com uma perspectiva mais viável e atraente tanto do ponto de vista do meio ambiente, como da criação de empregos mais dignos e geração de renda alicerçada num processo produtivo mais "limpo" em vários sentidos... pois estará até então desprovido de lobbys e interesses escusos...

Não sou contra o álcool como combustível, mas considero fundamental um prudente aprimoramento e uma ética efetivamente ecológica na sua produção, combinada com incentivos à produção de biodiesel e uma agricultura sustentável.

Carlos Augusto de Matos Bernardo

Post scriptum 1: 16 de setembro de 2009 - Faço um adendo em virtude de uma matéria da Agência Estado, cujo teor confirma a ideia de que o Álcool Etanol efetivamente não é um combustível ecológico.

"Álcool polui tanto quanto gasolina, mostra estudo

SÃO PAULO - Dados divulgados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente mostram que o álcool combustível pode poluir tanto quanto a gasolina. E que os motores com menor potência chegam a poluir mais do que os equipamentos com maior capacidade. O cálculo foi feito com base na Nota Verde, que informa, para veículos fabricados em 2008, as medições da emissão de três gases poluentes - o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio. Em relação ao CO2, um dos principais causadores do efeito estufa, o álcool, por ser renovável, tem suas emissões neutralizadas pela absorção de gases feita pelas folhas da cana-de-açúcar no cultivo da planta.

De acordo com Márcio Veloso, analista ambiental do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores do Ibama, os motores de menor cilindrada poluem mais porque exigem mais força - e consequentemente maior consumo de combustível - para fazer o carro se movimentar. O álcool, por queimar mais rápido que a gasolina, libera mais gases. " (continua)

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,alcool-polui-tanto-quanto-gasolina-mostra-estudo,435806,0.htm

Post Scriptum 2: recebi um comentário abaixo sobre a cadeia produtiva do petróleo e pondero que também é algo deveras nocivo. Portanto, sou adepto de energias renováveis mais limpas, tais como o biodiesel, a energia solar, energia elétrica oriunda de turbinas eólicas e o hidrogênio (o álcool pode ser aprimorado conforme reflexão acima e se tornar efetivamente ecológico). Resta as tecnologias nesse segmento evoluírem e se popularizarem para que sejam algo que realmente contribuirá para a sustentabilidade do planeta.