Entusiasmo / Entusiasta
“Entusiasmo, na antiguidade significava exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina; hoje tem o mesmo valor que veemência, no falar e no escrever, flama, chama, inspiração; dedicação ardente, ardor, paixão, júbilo”. “Entusiasta, que ou quem se dedica vivamente a alguma coisa, ou por ela se exalta”.
Em um supermercado, num comércio qualquer, o trabalho do balconista, do entregador, do patrão e assim por diante, de todos que fazem parte, somente se desenvolve com brilho se neste ambiente tiver entusiasmo, garra, pujança, intensidade no fazer, no apoio de uns para com os outros, e muita dedicação para com o que estar desempenhando, ou venha a exercer.
No futebol, na natação, no vôlei, no atletismo, em todos os esportes, o desenrolar dos trabalhos desde o massagista, o treinador, os atletas, todos os envolvidos inclusive os dirigentes, devem ser entusiastas, transmitir coragem, para que a equipe tenha uma boa atividade, um bom resultado final.
Em tudo e em todas as ocasiões, seja no trabalho, no lazer, em casa, necessita-se ter vontade de fazer acontecer, tem-se que está contagiado com o que se está ou irá desenvolver, inclusive até no relacionamento com o sexo oposto a intensidade do carinho, a estimulação, a inspiração, ou seja, o entusiasmo é muito importante para a solidificação destas estruturas.
Na sua comunidade, mais de que ninguém se deve demonstrar e ter entusiasmo. Tem que se apresentar entusiasta mostrar-se contagiado, enxovalhado, enlameado, enodoado pelo aprendizado e experiência acumulado.
Jamais se deve transluzir, em nenhum momento, que você se encontra cansado, exausto, está completo, sabe de tudo e daí em diante acomodar-se. Igualmente àqueles que deixam transparecer para as outras pessoas que já estão repletos, cheios, satisfazendo-se com pouco ou quase nada.
No dia-a-dia todos carecem se mostrar com entusiasmo, manifestarem-se felizes, portarem-se alegres. Gabar-se, envaidecer-se, contemplar-se, admirar-se e até se sentir estimulados pela desenvoltura de seu semelhante é a obrigação de cada um. Isto tudo é entusiasmo. Assim sendo deve-se, sempre, ser extremamente entusiasmado com o seu trabalho e dentro da sociedade em que se vive.
José Arimatéia de Macêdo – Médico
E-mail: arimateia@gmail.com
Site: www.arimateia.med.br