A Goiaba e os seus poderes medicinais

A goiaba tem grande quantidade de vitamina C. Uma goiaba média ultrapassa a quantidade diária necessária para o nosso organismo, mas não se preocupe com o excesso, pois ela não é acumulativa e é eliminada pelos rins. Esta vitamina é eficaz no combate a infecções e viroses.

A vitamina A, presente na fruta, melhora a visão, pele e mucosas. A vitamina B2 beneficia a formação de hemácias; a B3 atua na melhora da circulação sanguínea e em casos de esquizofrenia.

Os minerais presentes são: cálcio, ótimo para combater a osteoporose; ferro, necessário para a produção de homoglobina e contra a anemia; fosforo, para os neurônios e crescimento celular. O tanino presente nas cascas, possui propriedades adstringentes e antivirais. É ótima para combater diarréias. Há muitas pessoas que evitam a ingestão desta fruta pela fato de ela prender o intestino. Porém, se for consumida com a casca, isso não ocorrerá. Além de ser estomáquica, a sua casca é eficaz contra a diarréia e disenteria, principalmente para as crianças.

As folhas da goiabeira podem ser empregadas em infusão contra inchaço das pernas, hemorragias e gastrites. A goiaba é protetora do coração e do câncer (licopeno), além de fortalecer o sistema imunológico.

O valor energético em 100g de goiaba branca é de 57 calorias e da vermelha 42 calorias.

Fonte: "As incríveis 50 frutas com poderes medicinais, de Lelington Lobo Franco"