"ESCOLHE, POIS, A VIDA"

     Se analisarmos o  significado da palavra "excomungar" vamos encontrar nos dicionários a seguinte definição: separar, expulsar da comunhão da igreja, amaldiçoar,esconjurar.
     Não significa simplesmente dizer: você não é mais católico. Ao lançar uma maldição a um ato, segundo a igreja "abominável", execrável, digno de condenação e reprova, este vem com uma carga de ódio sem limites. Seria equivalente a dizer que tais pessoas são o excremento do mundo.
     Eu perguntaria então: uma criança de 09 anos teria condições de ser mãe, ainda mais de gêmeos? E, se por acaso vingasse a gravidez, como seria a aceitação (por parte da família e até da própria mãe) de duas crianças geradas por força de um estupro? Sim, porque não sei se a igreja reconhece, mas estupro é uma das mais sórdidas formas de violência contra a mulher, ainda mais em se tratando de uma criança.
     Diante de uma gravidez de alto risco, o direito à vida dessa mãe é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Então concluo que a equipe médica está dentro da legalidade. 
     As duas vidas que viriam, teriam igualmente o seu direito à vida garantido, desde que a vida da mãe não estivesse em risco.
     Diante da evidência do risco, optou-se pela vida da mãe, uma criança que deveria estar brincando de boneca e já tão lesada física e emocionalmente, por conta de toda essa tragédia.
     A igreja cabe defender a vida. Certo. Até aqui, tudo ok. Mas caberia, igualmente, entender que uma concepção forçada na brutalidade e na covardia essa sim, é digna de excomunhão. Essa e seu autor, do qual a igreja nem faz menção.
     Escolhe, pois, a vida. Os médicos escolheram. Cabe à igreja aceitar e reconhecer que não haveria possibilidade de escolher todas as vidas que estavam ali, naquele momento delicado.
     Não se pode focar um assunto tão polêmico apenas sob uma ótica. Corre-se o risco de cair na radicalização. 
     O mundo de hoje exige uma nova igreja. Não permissiva e libertária,mas coerente e aberta ao diálogo, principalmente nas questões que envolvem a vida humana.