Soluções inteligentes
José Serra encontrou solução para reduzir violência em São Paulo sem precisar gastar dinheiro com aparelhamento do corpo policial: deseja decretar que a partir de agora, todo bar EM-SERRA suas atividades às 22 horas! Não sei se a câmara aprovou tal desmando!
Seu exemplo deve ser copiado por outras áreas sociais, tais como:
Trânsito: para evitar engarrafamento na Marginal Tietê, fica proibido o uso de veículos na região entre 17 e 20 horas.
Educação: para evitar concentração de traficantes nas portas das escolas, os alunos devem sair em grupos de 4 a cada 5 minutos.
Esporte: para evitar briga nos estádios, a torcida do time que estiver perdendo deve sair 15 minutos antes do fim do jogo sem a camisa do time no corpo.
Saúde: uma gaze retirada do curativo de um paciente, após ser lavada e secada ao vento, deverá ser usada no próximo paciente.
Higiene: papel higiênico usado apenas de um lado ... (deixa pra lá).
No Rio, a polícia não tem ação preventiva para reduzir a violência urbana apesar de ter mapeados os locais onde os facínoras habitam e por conhecerem seus líderes (que possuem caderninhos com os nomes e quantias das autoridades corrompidas). Mas adotou uma nova conduta voltada para os turistas: estes poderão efetuar o registro do assalto no próprio hotel em que estiver hospedado. Isto deve aumentar o número de turistas na cidade. Eles sabem que os riscos de perderem seus pertences (e até a vida) são grandes. Mas contam com a eficiência policial.
Não para encontrar os ladrões. Apenas para anotar os objetos perdidos.
Com certeza, de posse desta lista, os tais corruptos terão uma noção dos “ganhos” dos gatunos para definir o valor das propinas que lhes concedem livre trânsito entre os inocentes visitantes!
Reduzir o comércio e manter as pessoas em casa com certeza reduz a violência. Então, por que não decretar o estado de sítio oficialmente?
Haroldo P. Barboza – Vila Isabel / RJ
Autor do livro: Brinque e cresça feliz.