As Armas dos Animais
"A descoberta consiste em
ver o que o mundo viu e
pensar o que ninguém
pensou". (Jonathan Swift)
Jonathan , personagem de As Viagens de Gulliver , vai me servir de background.
Os animais são seres tão maravilhosos , da natutreza, que não tem como não se apaixonar por eles. Se bem que de alguns eu tenho um pouco de medo . Mesmo assim não deixo de gostar. Amo eles todos. Mas também os respeito.
Eles estão sempre lutando pela vida. Lutam para se defender
de outros animais e pata conseguir comida. Até mesmo os animais domésticos vivem lutando. Os gatos põem as unhas de fora para se defenderem dos cães e os ratos fogem dos gatos .
O interessante é que cada espécie de animais tem um jeito próprio de se defender . Existem uns que são bons corredores, como as onças eos leões. Rsrs.. Correm muito .Eles usam a sua rapidez tanto para se defender , quanto para atacar. Os dentes são outras armas muito boas ,principalmente para os animais carnívoros , que teem dentes fortes para matar e despedaçar as suas presas .
Existem ainda oitros dentes bem perigosos, que são os dentes das cobras venenosas. Elas teem uma bolsinha de veneno acima dos dentes e quando picam, o veneno passa por um caninho
dentro do dente e vai para o corpo de quem está sendo picado . Elas teem venenos tão fortes que podem até matar uma pessoa . Existem insetos pequenos, como as formigas ,que não teem dentes , mas teem mandíbulas foetes em forma de pinça, usadas para agarrar e ferir. As formigas parecem inofensivas. Mas foram feitos estudos , científicos, e que comprovam serem as formiggas umas das causadoras da infecção hospitalar. É a pura verdade. Quando a gente vê aquelas bem pequeninas, amarelinhas, a gente tem que tomar cuidado. Não só delas , mas de todas. Elas são mais "nojentas" do que as baratas ... elas andam por tudo que é porcaria . Parecem inofensivas , tanto é que tiram -nas de um alimento e comem aquele alimento , achando que elas são limpinhas. Ledo engano . Elas já pintaram e bordaram . Gostam do açucareiro e de andar em fila pelas paredes. Precisam ser eliminadas. Causam doenças e são porquinhas.
AS abelhas e os marimbondos são insetos pequenos que se
defendem com os ferrões . Já vi também em padarias e docerias e até no garapeiro , abelas pousando em tudo , alí todas formosas e dizem : Não tem nada... são limpinhas... Bom, eu fico meio desconfiada e vou para outro lugar onde as abelhas estão em férias...rsrs. Os ferrões são venenosos .
AS aves teem bicos curvos , como o papagaio , os carcarás e usam esse bico para garantir seus alimentos. Já os bichos de água
teem outras armas : existem peixes como o torpedo e o poraquê ,
que soltam descargas elétricas para se defenderem ou então para pegarem animais para comer . Os caranguejos e as lagostas teem pinças muito fortes com as bordas denteadas e cortantes. Se um animal tem um bom olfato ou enxerga muito bem ou tem um ouvido muito afinado ele consiguirá se defender muito melhor do que os outros .
A ranha consegue viver muito bem porque é capaz de fazer uma teia grudenta para prender os insetos para comer. Existem ainda algumas aranhas que teem um veneno tão forte que pode até matar. E aqueles que conseguem sobreviver nos climas bem frios ? Com também nos muito quentes ? São climas difíceis . Os ursos passam quase todo o inverno dormindo . Não são bobinhos , não , rsrs. Ficam em suas tocas , sem comer. Mas não enfrentam o frio de jeito nenhum. Hibernam . Já os camelos que vivem no deserto , são capazes de ficar muito tempo sem comer , nem beber.
Muitos animais usam espinhos para sua defesa . Um deles é o conhecido porco-espinho, que levantam todos os espinhos quando se sente ameaçado. Daí surgiu a expressão espinhado , fulano ficou espinhado por causa de ... É frequente esse uso , não ? O ouriço-do mar e o peixe-porco-espinho também se defende com espimho . Daí o termo ouriçado , muito usado , também. O escorpião tem espinhos
venenosoa e muitas lagartas teem pelos que se encravam na pele de quem as atacam , ou então produzem um vergão que dá muito prurido (coceira). E a agua-viva ? Existem no mar e algumas espécies provocam queimaduras dolorosas . Uma pessoa pode até morrer com essa queimadura . A mídia vive dando notícias sobre isso.
Na natureza existe um fenônimo chamado MIMETISMO, que defend a vida de muitos animais. O MIMETISMO acontece quando o becho é capaz de imitar um outro bicho ou, então quando ele consegue se confundir com o ambiente em volta dele , e dessa forma ele não é atacado . Isso acontece com os gafanhotos e o bicho-pau, que confundem com folhas e galhinhps. Aqui cabe uma pergunta : Os homens (seres humanos), os políticos imitam esses bichos ou os bichos imitam os seres humanos ? ???
Para terminar . Existem certas borboletas e mariposas que mostram nas asas um par de olhos falsos que podem assustar seus inimigos .
É... eses bichos sabem se defender muito bem . Melhor do que a gente ... rsrsrs .Não raciocinam ,mas inteligência e instinto teem de sobra ... Tadinhos ... rsrsrs .
Beijos - ( posted by Kalena, march, 2009)