Tertúlias

QUE SAUDADE DAS TERTÚLIAS À MESA DO CAFÉ!!!!!

A evolução tecnológica tem trazido efectivamente um sem fim de benefícios à humanidade. A qualidade de vida de hoje, nada tem a ver com a de há poucas décadas atrás. Têm sido feitas descobertas inimagináveis há bem pouco tempo.

De entre as milhentas invenções a Internet ocupa um lugar de destaque, pois veio alterar completamente todo o tipo de comunicação existente. Os Povos de todo o mundo ficaram definitivamente ligados (daí o termo Aldeia Global). A informação está à distância de um click, que maravilha! Toda a gente tem acesso à cultura, sabemos o que se passa em todo o mundo praticamente em tempo real, falamos com pessoas de todos os Continentes, com gente de todas as raças, credos, cores e nacionalidades.

É incrível a facilidade com que se obtém informação e tudo isto acontece à hora que se quer, e quando nos apetecer, mas como tudo na vida há o reverso da medalha, as pessoas vivem com os olhos pregados nos monitores, deixam de conviver, o seu mundo passa a resumir-se ao contacto com a máquina, desumanizam-se, e quando tentam aproximar-se de outras pessoas fazem-no através de chats, salas de conversação virtuais onde como o nome indica tudo é virtual. A maior parte dos utilizadores deixam passar uma falsa imagem de si próprios, assim a modos que vida dupla, ou seja, fazem-se passar por aquilo que não são, iludem-se e criam ilusões pois acreditam e transportam para a realidade todo o mundo virtual e falso que os rodeia.

Em boa verdade, apesar de correr o risco de ser apelidado de antiquado, penso que, nada se assemelha à cultura do encontro no café que praticávamos algumas décadas atrás.

A minha base moral para além da educação familiar e escolar, assenta e de que maneira naquilo que aprendi e ensinei à mesa do café. Ali sim, resolvia-mos as dúvidas uns dos outros, falávamos de todos os temas, lançávamos desafios uns aos outros e assim íamos descobrindo a verdade das coisas era a autêntica faculdade da vida. Mas olhos nos olhos, sem mentiras, sem encobrir frustrações, às claras e assumidamente.

É pena que se tenha perdido o salutar e benéfico prazer da conversa à mesa do café. Os nossos jovens hoje ou estão colados aos monitores dos seus pc’s ou então encontram-se no infernal barulho das discotecas onde precisam gritar a plenos pulmões para se fazerem ouvir uns aos outros. Talvez advenha daí a falta de maneiras e educação tão generalizada nos nossos dias. Os mais velhos acomodam-se da mesma forma amarrados aos computadores ou então a ver televisão e ninguém os arranca de casa.

Faz falta, o encontro à mesa do café, o diálogo frente a frente, a troca de ideias, o entender um olhar, um sorriso, um gesto, saborear as palavras.

Vale a pena pensar nisto!!!!

Gaspar Silva
Enviado por Gaspar Silva em 05/03/2009
Código do texto: T1469884