GRAFFITI - Arte urbana
Grafite ou Graffiti, é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma caligrafia ou um desenho pintado ou gravado em algum lugar que normalmente não é próprio para este – normalmente em espaço publico.
Por muito tempo sendo visto como arte de vândalos ou “pichadores”, o grafite já é considerado uma forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais.
O grafite encontrou na Europa no final dos anos 80 um ambiente mais receptivo que as grandes metrópoles das Américas, consolidando-se esta forma de expressão como uma tendência mundial.
No Brasil no final dos anos setenta, com o enfraquecimento da ditadura militar, frases enigmáticas e irônicas surgiram nas ruas, criando um jogo lúdico e imaginativo com a cidade.
Em São Paulo, um grupo de artistas e estudantes iniciaram um movimento de intervenções urbanas que exploravam o potencial do grafite.
Hoje em Belo Horizonte abriga projetos que apóiam o movimento do grafite e seus artistas. Projetos como o “Arena da Cultura” e “Guernica” da prefeitura de B.H, o “Fica Vivo” do Governo do estado de Minas Gerais, “Graffite no Muro Efêmero” da Universidade FUMEC e “Árvore da vida” da Fiat Automóveis vêm oferecendo anualmente oficinas de aprofundamento de estudos sobre a linguagem do grafite, suas técnicas variadas e intervenções urbanas.
Fontes: www.wikipédia.com.br e www.bigbh.com.br
Tive oportunidade de fazer uma entrevista com um desenhista e também grafiteiro de Governador Valadares, Julio Cezar.
Visite meu blog onde você também poderá ver uma amostra de seu trabalho.
http://introspectors.blogspot.com/2009/03/julio-cezar-arte-core.html
Seu site de amostras:
http://makelove-nowar.deviantart.com/