Elegância do Comportamento
Eu já pensei muito
sobre esse tema ,
mas não achava
elegante , falar
da elegância.(KALENA)
Ontem , dia 03/03 tinha médico marcado. Cheguei no horário.Costumo obedecer horários, porque , como eu ODEIO esperar, sigo o ditado : "Não faço para s outros aquilo que não quero que me façam." Tenho 2 irmãos médicos e primos , e outros parentes .... ,
família recheada de médicos e sei muito bem que eles atrasam e... muito. Idem os dentistas e outros bichos ... Cheguei e fui fazer a tal fichinha e pagar. Não uso convênio. Não quero convênio. Faço tudo no particular. Orientação do meu pai. Existem comentários desfavoráveis aos convênios: isso pode, isso não pode, isso cobre , aquilo não cobre, e assim vai. Então pra que serve o que não serve ??? Ou a quem não serve ? O particular cobra uma fortuna . Então o dinheiro que eu pagaria a fortuna do convênio , para usar aou 2 vezes ao ano, prefiro aplicar e pagar o particular. É mais conveniente , no MEU ponto de vsta.
Fiquei sentada, confortavelmente , numa bela sala de espera,
climatizada, com cafeziho , biscoitinhos , etc... Tudo isso com o meu
dinheirinho e o dos outros... ,mas o conforto e a elegância em atendimentos , em qualquer esfera, tem o seu preço. Pego uma revista (havia inúmeras) , mas na escolha vejo na capa : Henri
Toulouse Lautrec - excelente pintor , cotadíssimo mundialmente e deficiente físico (1864-1901) . Eu já o conhecia , das minhas viagens , mas o que eu lí , nunca tinha visto : seguem abaixo algumas das idéias dele , que eu pude rabiscar , rapidinho, num pedaço de papel , como sempre. E fornercido por uma das secretárias , Mara, que já a conheço , de muito...
1- Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso , esteja cada vez mais rara : a elegância do comportamento.
2- É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
3- É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até
a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas , quando não há festa alguma e nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.
4- É possível dedectá-la nas pessoas que me elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam . E quando falam passam longe das fofocas , das pequenas maldades ampliadas no boca a boca .
5- É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir aos frentistas , por exemplo . Nas pesso-
as que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros .
6- É possível detectá-las nas pessoas pontuais.
7- Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas . É quem cumpre o que promete. É quem , ao receber uma ligação , não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depos manda dizer se está ou não está .
8- Oferecer flores é sempre elgante.
9- É elegante não mudar o seu estilo apenas para se adaptar ao outro.
10- É muito elegante não falar em dinheiro em bate-papos informais .
11- É elegante retribuir carinho e solidariedade.
12- É elegante o silêncio diante de uma rejeição.
13- Sobrenomes, joias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
14- Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo , a estar nele de uma forma não arrogante. É elegante a gentileza.
15- Atitudes gentís falam mais do que mil palavras.
16- Olharnos , nos olhos , ao conversar é essencialmente elegante.
17- Sempre é bom lembrar que se os amigos não merecem uma certa cordialidade , os desafetos é que não irão desfrutá-la .
É isso que eu consegui registrar. Logo me chamaram e eu , parei, claro . Quem quiser saber mais sobre Lautrec , é só ler o livro dele . O nome ? "EDUCAÇÃO ENFERRUJA POR FALTA DE USO".
De Toulouse Lautrec. Ás vezes só acha em francês , mas procurando pode ser que ache já taduzido. Nas boas livrarias ou nos sebos .
Boa sugestão para leitura. E que cada um reflita se é elegante , ou não, segundo o livro e as concepções de Lautrec.
BEIJOS - ( Kalena, março de 2009)
Comento : concordo , com tudo, salvo minúsculas observações. Eu não gosto que me imitem, ou seja, passam a usar expressões que comumente uso, certos cacoetes de escrita ou ... etc... Ficar relacionando nomes de quem gosta mais , também acho esquisitíssimo e outras coisas que todos nós podemos relevar. Ou não. A perfeição não existe e muito menos perfeição na educação . Infelizmente o ser humano é imperfeito...mas respeito é imprescindível.