pais e filhos
A Internet e seu filho
É verdade que nos dias em que vivemos, é quase impossível viver sem um computador. Se temos um computador e não temos internet, pouco proveito tiramos do equipamento que possuímos
Com a Internet, temos o mundo em nossa casa o que quiser saber você tem resposta. Mas você tem um adolescente, que está cheio de curiosidade! Ele quer descobrir o mundo. A Internet tem tudo para mostrá-lo. Aí é que mora o perigo; a internet tem coisas que você não quer que seu filho descubra; aí você tal vez tenha uma resposta:- eu sei mas o meu computador, eu coloque-o em um local de maior circulação; o que meus filhos vêem, é visto por outros membros da família que estão sempre circulando pela casa.
Essa é uma boa medida; mas será que resolve? – não, eu sei que não resolve; nem sempre estamos em casa com ele, por isso, meu computador foi configurado, para só se conectar a Sites seguros e bem intencionados.
Que bom que existe esse recurso. Mas os seus filhos, tem amigos que os pais não tomaram esses mesmos cuidados, tal vez, não por descuido, mas por não conhecer o que é a internet. Ele comprou um computador, para agradar os filhos, ele mesmo, nem sabe mexer naquela maquina. Para esses tenho um conselho: senta do lado Dele, e mostre o seu interesse em aprender o que ele sabe; seu filho vai se sentir o Maximo! Já sabe coisa para ensinar o próprio pai. Você estará com tudo passando para ele, uma lição de humildade. Muitas pessoas não aprendem mais coisas, por que tem vergonha de dizer que não sabe; e você vai mostrar para o seu filho, que para aprender, tem de se ter vontade, e a capacidade de dizer: não sei; Precisa ter coragem de pedir ajuda.
Enquanto isso, você está aprendendo em como proteger seu filho dos perigos que até então nem você mesmo sabia. Muitos pais e mães, podem estar dizendo para si mesmos: - eu não tenho paciência, como vou aprender mexer nessa maquina tão complexa? Essa não é a desculpa válida; seu filho aprendeu por que teve interesse, e por que você que está interessado em saber que mundo seu filho está descobrindo, e você nem sabe se é bom para ele. Ser pai é um exercício constante de paciência que resulta em uma expressão de amor.
Seu filho pode fazer amizades com pessoas do mundo inteiro! Gente que ele nunca viu, e entre estas amizades, pode ter alguém mal intencionado; que vai parecer um amigo confiável para o seu filho e estará colhendo dele informações que poderão ser usadas contra sua família. Cabe a você como pai, ou mãe, adverti-lo sobre o risco de passar informações sobre si ou sobre a família, para desconhecido, mesmo que seja um amigo na internet.