Mal do Século?
Hoje me sinto triste. Porque será que choramos? Dizem que quando as palavras não conseguem mais sair da gente, as lágrimas falam.
Melancolia, saudade, tristeza sem fim. Sentimentos complexos e complicados. Para que servem? Até o coração parece sentir essa tristeza e seu ‘tum-tum’ fica mais lento.
As cores parecem ter perdido o brilho, os sons parecem irritar e tudo parece ser preto e branco.
Muita gente chama isso de ‘depressão’. Essa doença deve ser o mal do século. Porque sentimos vontade de chorar quando tudo ‘parece’ estar bem?
Algo nos incomoda, dentro de nós mesmos. Fazer análise seria um bom caminho para a melhoria da qualidade de vida, e facilitar a busca dentro de nós mesmos sobre as causas dessa depressão. Não acredito quando alguns dizem não ter sentido tristeza sem motivo aparente, pelo menos uma vez na vida.
Além da busca dentro de nós, para tentarmos resolver o problema da tristeza, penso que também precisaríamos mudar a sociedade em que vivemos.
Quando não se tem um bom emprego; quando temos que pensar no que fazer para pagar as contas que não param de chegar; quando se anda com medo de andar nas ruas e ser vítima de uma bala perdida; quando se vai ao mercado com o salário do mês e não se consegue comprar tudo o que é necessário; quando se vive numa sociedade em que se for preciso utilizar o Sistema Único de Saúde com urgência é perigoso morrer até ser atendido...A lista pode ser imensa, talvez até infinita.
Não são apenas os problemas sentimentais que nos deixam em depressão. São também dos problemas que a própria sociedade criou. A ansiedade do ser humano em trabalhar, cada vez mais, para dar uma vida de qualidade para a família, para dar boa educação para os filhos, para ter uma vida digna, não tem sido fácil.
No quesito educação, que deveríamos ter de boa qualidade sem ter que pagar por isso [além do que já pagamos com impostos] deixa qualquer chefe de família tenso. Plano de saúde então, nem se fala. Nas grandes cidades sofrem os que não o tem.
O mal do século não é só a depressão. É a falta de solidariedade; a falta de criticidade nossa na hora do voto; é a aceitação do que a televisão, a mídia como um todo impõe como modelo... É apenas uma divagação este texto, mas penso que há males do século, desde muitos séculos atrás.
Preciso escrever, esta é minha forma de fazer análise. Não importa se não ouço vozes em uníssono comigo, nem tampouco se escrevo bem. O que importa realmente é que estou tentando de alguma forma expressar este sentimento de tristeza e descrença na sociedade dos dias atuais. Cada um dá o que tem. Eu dou minhas palavras.
.