VIAJAR... VIROU MICO?

Ultimamente algo tem me chamado a atenção no que diz respeito à logistica das viagens por dentro e por fora do país.

Houve uma época, talvez nos tempos nos quais certas viagens ainda eram restritas às "classes mais privilegiadas", em que alguns meios e roteiros turísticos eram tidos como sinal de "status".

Como as coisas mudaram!

Hoje o fluxo turístico pelo mundo se popularizou,a demanda por transportes aéreos, marítimos e rodoviários aumentou demais e viajar muitas vezes se torna um grande tormento, muito antes de se tornar lazer ou cultura.

A começar pelas agências de viagens, que ao menos por aqui, quase monopolizam o setor de vendas de pacotes, estendem o tapete vermelho para vendê-los e depois o subistituem pelo tapete "negro" para que façamos o percurso comprado sem direito à reclamações, isso sem dizer que despacham os clientes na saída sem a mínima consideração e muito menos preocupados em mantê-los como fiéis clientes. Adeus controle de qualidade! "Isso já não nos pertence mais...em nada!"

Há demanda mais que suficiente para não se precisar satisfazer as expectativas de quem viaja.

As filas imensas para os check out e check in, o stress das malas, as atuações das empresas aéreas, os ônibus , as estradas, os hotéis do roteiro , os serviços, os passeios turísticos, todos são cadidatos a micos, e agora até o navios!- antes um ícone impecável de satisfação e requinte.

Isso sem contar o abandono que se observa em pontos turísticos famosos do Brasil e as negligências dso "modus operandis" por parte de quem organiza passeios de aventuras e também das autoridades responsáveis pela inspecção dos riscos....E o mais novo risco de mico agora , é o mico em alto mar.

Fico eu aqui imaginando o desconforto de se ficar no oceano, sem água e sem saneamento básico!

Desculpem a metáfora... mas um pinicão flutuante....ainda que nas maravilhosas águas do entorno de Punta Del Leste ou das Ilhas gregas!

É demais!

Isso sem contar que alguns navios se popularizaram e servem muitas vezes à festas de orgias pré fabricadas! Chiques? Ora, cada um que avalie como puder...

É só nos remontarmos às reportagens de acidentes fatais que Ultimamente foram noticiados em cruzeiros.

Hoje quando penso em viajar, sinto até um arrepio, apesar de ter um prazer enorme em conhecer lugares, pessoas e novas culturas, embora volte sempre a alguns lugares simples...que gosto muito...

Mas o setor por aqui, me parece que perdeu o controle e muito, muito em qualidade.

Percebo que o melhor a se fazer é viajar fora de temporada e procurar sair dos passeios da moda!

Viajar contactando os serviços pela internet, acessando roteiros e hotéis parece que é uma boa opção, porém o virtual quase sempre se afasta muito do real...e os micos também rondam a web!

No entanto,conheço pessoas que gostam e têm boas experiências a nos relatar.

Eu tenho uma regrinha básica de viagens: quando todos estão indo...eu estou voltando.Ou vice-versa.

Parece que o risco de mico diminue com a tal regra. E o stress também!

Portanto aos VIPs viajantes dos grandes projetos e roteiros saibam: -Cuidado! Está impossível ser se VIP de verdade! Não se faz mais simboloss de status como antigamente. Agora são símbolos de mico!

Está tudo dominado...e bichado!

Portanto a ordem é velha conhecida : relaxar gozar e viajar.

Ainda qe seja pelos chiques micos das terras e dos mares...

Agora, chique mesmo...dever ser um roteiro para a lua,quem sabe os micos ainda não chegaram na via láctea...