O Câncer e os alimentos 
 

            Segundo pesquisas aumentaram-se os índices de pessoas que tem adquirido o câncer dos mais variados tipos. Segundo também dados colocam o cigarro, a vida sedentária, a questão hereditária, o álcool como fatores responsáveis por este acréscimo.
            Embora se tenha conseguido dar mais qualidade de vida para portadores de câncer como também avançado na cura quando ainda em fase inicial, os casos têm aumentado. Gostaria aqui de tecer algumas colocações para reflexão por este aumento.
            Acredito que esteja diminuído o consumo de cigarro. Hoje há enorme trabalho preventivo que vem mostrando para a sociedade de um modo geral os malefícios do tabaco, seja por meio de campanhas diversas como a inserção de órgãos cancerígenos, de pessoas com amputações de membros nos maços de cigarros. A restrição de lugares para fumantes também tem contribuído para esta diminuição do consumo. Enfim, a sociedade tem se cuidado mais no que tange a questão do cigarro, deixando de fumar. Se não me engano, há números estatísticos que tem mostrado esta redução.
            No entanto, temos observado que tem aumento o numero de pessoas que levam uma vida sedentária. Embora também haja muitas campanhas preventivas nesta área e que tem levado mais pessoas praticarem exercícios como também alimentarem adequadamente. Mas infelizmente, o corre corre da vida, do dia a dia acaba dificultando tais práticas de exercícios como de uma alimentação correta.
            Gostaria então, de destacar, colocando um fator que acredito, esteja relacionado como responsável pelo aumento do câncer que está ligada à alimentação. Porém, não uma alimentação inadequada ou incorreta, mas sim, uma alimentação envenenada que hoje a sociedade está ingerindo, não pela sua irresponsabilidade, mas pelo excesso de produtos químicos que contém nos alimentos.
            Já foi se o tempo em que se produziam alimentos saudáveis. Foi se o tempo, que o produtor rural mesmo não colocando nenhum tipo de agrotóxico, herbicida em suas lavouras havia segurança de uma alimentação completamente orgânica. Infelizmente, devido a tanto insumos químicos lançado pelo ar, jogado diretamente em determinadas plantações, nos solos, dia a dia está contaminando os mananciais, o solo e assim, os alimentos acabam recebendo estes insumos ainda que em escala mínima. O homem mesmo lavando, cuidando para que os alimentos estejam livres destas impurezas químicas acabam ingerindo tais produtos, pois os venenos estão intrínsecos nos alimentos.
            Acima fiz a colocação de produtores que produzem alimentos sem insumos químicos os ditos “alimentos orgânicos”, mas sabemos que a grande maioria dos alimentos é produzida para serem comercializado em grandes escalas. Estes precisam dar rendimentos, terem aparências, sendo assim, neles são usados todos os produtos químicos disponíveis sejam herbicidas, agrotóxicos. Infelizmente, são destes produtos que a sociedade tem se alimentado. Certamente, quanto mais pessoas adquirem o câncer, mais aumenta a questão hereditária, isto é matemático.
            Finalizando, enquanto se trabalha procurando fechar uma porta de entrada da doença cancerígena observa-se que abrem inúmeras outras. É preciso criar políticas na área da agricultura para a diminuição da aplicação de produtos químicos seja nas plantações, seja no solo, e também, construir políticas na área de saúde para que as pessoas possam ser conscientizadas do que estão comendo.