Um Brasil revelado

População do município de Mendes na TV em rede nacional

Foi neste mês de janeiro de 2009, na exibição do programa Revelando os Brasis, do Canal Futura. O programa exibiu, além do filme “Cachorro-quente vodu” em sua íntegra, uma entrevista de 15 minutos com seu diretor, o mendense Elano Ribeiro, que já havia concedido, em dezembro, uma entrevista ao tradicional programa “Revista do Cinema Brasileiro”, da TV Brasil (antiga TVE). Com recursos da Petrobrás, o projeto Revelando os Brasis destina-se à realização de produções audiovisuais de até quinze minutos que sejam dirigidas por moradores de municípios com menos de vinte mil habitantes. O divertido curta-metragem “Cachorro-quente vodu”, do cronista Elano Ribeiro – em sua estréia como diretor – foi ainda exibido nos festivais de cinema de Vitória e de Brasília.

“Cachorro-quente vodu” conta a história de um torcedor supersticioso – interpretado por Luciano Fortunato – que tem como companhia para assistir a uma partida de futebol de salão uma menina – interpretada pela linda Ana Clara Gorito – que, aos olhos deste homem, provoca a derrota de seu time, com o auxílio de um cachorro-quente “enfeitiçado”. A atuação de Ana recebeu inúmeros elogios. O filme contou com a presença de cerca de 200 figurantes – a maioria mendenses – que brilharam na produção, dando a ela um realismo especial. Ver essas pessoas na televisão, em um produto audiovisual de qualidade foi um premio especial para os moradores dessa pequena e aprazível cidade. O número de pessoas envolvidas no projeto não cabe numa folha de papel. Entre figurantes e atores, há no filme estudantes das escolas locais, atletas, ritmistas, moradores de todas as idades. Isso sem falar na equipe de apoio da produção, que contou com dezenas de pessoas, como o preparador de elenco Ney Leontisinis, assim como as pessoas que trabalharam em toda a infra-estrutura necessária, o comércio local e o poder público.

As cenas do filme foram rodadas durante os dias 22 e 23 de agosto de 2008, no ginásio do Colégio Marechal Rondon. A direção de fotografia ficou a cargo do cinegrafista Alex Araripe, professor de Cinema da Universidade Estácio de Sá, que contou com o apoio do iluminador Palito – este com experiência em mais de 50 filmes nacionais e estrangeiros, como “Pixote” de Hector Babenco e “Luar Sobre Parador”, com Sônia Braga e Raul Julia. A Edição final foi assinada pelo premiado Luiz Guimarães de Castro. Assinam a produção Elano Ribeiro, Luciano Fortunato e Luciana Caldas.

O filme representa um marco para o pequeno município de Mendes, haja vista seu nível de produção assim como a divulgação nacional que obteve. Num país que só tem olhos para as grandes cidades.

Sobre o projeto Revelando os Brasis, que contempla apenas municípios com menos de vinte mil habitantes, vale informar que seu objetivo é mostrar um Brasil verdadeiro que não está nas populosas capitais: dos 5.568 municípios brasileiros, 4.006 têm até 20 mil habitantes, em dados do IBGE. O Instituto Marlin Azul – realizador do projeto – trará, ainda este ano, sua estrutura itinerante à nossa cidade para uma exibição pública do filme.

Elano e Luciano estão idealizando vários novos projetos. Entre eles, um documentário que visa resgatar a memória de Mendes.

(Curta Mendes Produções Audiovisuais)

* * *