O PROPÓSITO DA LONGEVIDADE E DA TECNOLOGIA

A longevidade é uma conquista? Uma tendência natural consequência da evolução da espécie? Uma chance divina? O que fazer com o tempo ?

Vários questionamentos são feitos para tentar esmiuçar a importância deste grande marco alcançado pelo homem, que se vê, num grande embaraço, como usar a vida mais estendida em favor do bem comum, desfrutando de uma sociedade harmônica e de um Estado de Direito legítimo.

Passaram-se vários períodos históricos, governos que se caracterizaram por princípios e sistemas heterogêneos. Cada época sinalizada por regimes e padrões éticos impostos ou consensualizados, porém insuficientes para reduzir a insatisfação da maioria. Digo maioria, porque em todos os momentos precedidos predominaram o interesse de poucos em detrimento e o despojamento da grande parcela do povo. Todas as formas de governo já foram experimentadas: Presidencialismos, Parlamentarismos, Monarquias. Cabe ressaltar que o princípio da igualdade absoluta, representado por um socialismo etéreo, de certa forma, empiricamente é o mais apropriado, definido por uma sociedade integrada e engajada, com a participação ativa de cada ser, na tentativa de equilibrar e diminuir tamanha diferença de força, uma mutualidade de interesses e deveres. Também surgiram uma variedade imensa de filósofos e pensadores que tentaram reformar a mente humana para adequá-las às necessidades reais.

Considero a cronologia e a evolução dois aspectos naturais, que aliados, ajudam-me a chegar ao conhecimento ou a um estágio mais bem fundamentado da verdade. É assim quando atinjo uma idade mais avançada, percebo que já não me empolgo mais com as práticas do passado. Quando estou há muito tempo num emprego, aprendo a lidar com situações que na admissão não sabia resolver. Ganho reflexos e visão apurada depois de vários anos na condução de um veículo, erros do passado não são mais cometidos, desculpo-me com pessoas que magoei com o passar dos anos, certas opiniões são capituladas. Torno-me melhor com o tempo.

Acredito que o advento da medicina e dos meios de comunicação foram fatores contribuintes para prolongar a existência humana a fim de me aproximar, unir-me, envolver-me mais com o semelhante e obrigar-me a reconstituir o que foi destruído com séculos de desinformação e ignorância.

Guerras e fomes podem e devem ser evitadas com todo este aparato disponível; telefone, Tv a cabo, Internet são instrumentos capazes de minorar estes males, não há mais argumentos para encobrir uma suposta alienação. No plano internacional, O que acontece na África e no Oriente Médio é transmitido em tempo real, no âmbito doméstico, as favelas são defasadas e abertas por microfones e câmeras de repórteres ousados, a percepção é imediata, emoções e sentimentos são compartilhados, a dor, o choro, o sofrimento é manifesto a todos, as feridas são expostas, não existe mais distância, tornamo-nos mais irmãos do que nunca.

Usufrui-se de tudo, mas não se aproveita a verdadeira essência da engenharia criativa, burla-se o manual e usa-se para o proveito próprio, faz-se como a Bíblia Sagrada, um espelho mágico, para usar como interessa,ouvir o que quer escutar, ler o que faz bem , apenas o que traz deleite e uma pseudo alegria. E assim, o tempo é manipulado para o bel prazer.