Clube de Oratória e Liderança nasceu numa época em que liderar era arriscar-se à morte .
Foto histórica: 
Advogado Celso Pereira, Governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira, Advogados Jaime e Regina Pereira e deputado Estadual Raulino Rosskamp em uma reunião do COL- JOINVILLE, no ano de sua  FUNDAÇÃO - 1979  - Em Joinville - SC.

=====================================================================

Clube de Oratória e Liderança nasceu numa época em que liderar era arriscar-se à morte   
 


 
            Ditadura militar brasileira: “Anos de chumbo”. O presidente era o general João Batista de Figueiredo. O governador de Santa Catarina, Jorge Konder Bornhausen. Oito meses após a fundação do Clube de Oratória e Liderança – COL Joinville, acontecia a novembrada, o protesto histórico de populares na capital catarinense (Florianópolis) contra a ditadura. O presidente ditador é apedrejado. Era trinta de novembro de um mil novecentos e setenta e nove.
            A manifestação foi abafada pela Polícia Militar, resultando em muita confusão e violência e prisão de sete estudantes que foram indiciados pela Lei de Segurança Nacional. Lei esta que durante os anos sangrentos da ditadura prendeu milhares de lideranças pelo país; desapareceu com centenas e matou outras dezenas. Liderar era arriscar-se à morte.
            No meio desse caldeirão em ebulição, o COL Joinville ajudaria Santa Catarina a formar líderes. O país iria precisar deles. Em dez de abril de um mil novecentos e setenta e nove, nascia o clube que, desde então, realiza o Curso de Oratória, Liderança e Desinibição.


Orador 2500º

            Para comemorar, a entidade organiza uma festa que também vai formar o orador 2500º.
            O curso acontece antes, no período de 30 de março a 03 de abril. A formatura se realiza no evento festivo que também empossa a diretoria que vai comandar o clube até abril de 2011.
            Professores, estudantes, advogados, políticos, empresários, comunicadores, donas-de-casa, padres, presidentes de clubes e associações, enfim, homens e mulheres dos diversos segmentos sociais têm participado nos cursos do Clube de Oratória. Alguns para superar este que é um dos maiores medos humanos: o de falar em público. Outros, para dominar técnicas que possam aperfeiçoar suas habilidades, como é o caso do advogado Luis Gustavo Minatti. “O curso me ajudou bastante, tanto que tenho recomendado para amigos. As técnicas que aprendemos de dizer muito falando em pouco tempo, e as que nos ensinam a aproveitar a expressão corporal são de grande valia”, garante o advogado.


Unanimidade entre os alunos

            A professora e acadêmica Carla Andréia de Melo Klöppel, 33 anos, moradora do Bairro Bom Retiro, é outra entusiasta: “Me ajudou muito a melhorar as minhas aulas e também meu desempenho na faculdade”. A professora se surpreendeu com a estrutura do curso. “É dinâmico, explicativo e elaborado nos mínimos detalhes. É uma das coisas que mais gostei de fazer até hoje”.
            O presidente do clube, administrador João Carlos Farias, diz que opiniões como essas têm sido praticamente unanimidade entre os que já fizeram o curso. “A maioria traz seus companheiros, filhos e amigos. Nestes 30 anos, o COL Joinville se consolidou como referência na área”. Farias, que está concluindo sua gestão frente ao COL, passa a liderança da entidade para o empresário Luiz Roberto Marcos Neotti, na festa dos 30 anos.


Luiz Roberto Marcos Neotti vai conduzir o COL Joinville até abril de 2011

Fonte:
http://www.ovizinho.com.br/

Publicado por Beckhauser em 19/02/2009 às 10h38
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.