ELLEN WHITE E A PORTA DA SALVAÇÃO

Ao ler num site, que pretendia mostrar que as visões da irmã White não são autorizas por Deus, que a profecia do fechamento da porta da graça não teve cumprimento, bem como outras tantas, me ocorreu redigir este texto para esclarecer alguns pontos sobre a senhora Ellen Gold White, frequentadora do movimento Milerista (melhor seria dizer, movimento adventista) desde o início da adolescência, sendo também co-fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e suas visões e profecias.

Em primeiro lugar, após o fechamento da porta da graça ninguém questionará esse assunto, pois Apocalipse 22:11 e 12 diz que, depois disso, “continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”. Portanto, se atualmente, quando o Espírito de Deus ainda está a atuar, nem passa pela mente da maioria dos injustos, dos imundos e dos infiéis, etc., preocupar-se com a existência ou não de Deus, a vida eterna, a oportunidade, e tudo o mais, muito menos lhes ocorrerá após o fechamento, quando o Espírito de Deus tiver se retirado por completo da Terra.

Para melhor compreensão, segundo o Apocalipse, o fechamento da porta da graça será marcado pelo selamento e aparte dos sinceros servos de Deus e dos ímpios, quando os adoradores da besta e da sua imagem tiverem recebido o seu sinal na testa e na mão direita e os salvos tiverem recebido o sinal de Deus na testa. O sinal de Deus é a compreensão, prática e testemunho da Sua Lei, incluindo o segundo e o quarto mandamentos. O sinal da besta é a discordância da Lei de Deus, a oposição direta aos Dez Mandamentos, o Decálogo (a Lei Moral), sendo que a guarda ao domingo, o DIA DO SENHOR espúrio (este falso DIA DO SENHOR), será exigida por decreto dos Estados em concordância com a religião cristã universal e universalista que terá sido estabelecida ao fim do processo ecumênico mundial (exigência de um mundo globalizado), pois a reverência ao sábado é um sinal entre Deus e os seus filhos israelitas, sendo que a Bíblia diz que os cristãos autênticos seriam o Israel espiritual. Se para o Israel espiritual foi necessário o ritual do santuário, sendo Cristo o Cordeiro imolado no Monte Moriá (onde Abraão dissera a Isaque: "Deus proverá") em sacrifício permanente, logo, esse sacrifício só será útil se houver uma Lei que determine o que é, bem como o que não é pecado, o que é e o que não é conveniente praticar para o bem e continuidade da humanidade. Sem Lei não há pecado e sem pecado não há salvação. Sendo assim, se ninguém tivesse pecado, não haveria Cristo de ter morrido.

Os sinais da besta e de Deus não são marcas físicas, mas filosóficas e comportamentais. O fato de a pessoa implantar um chip na testa ou na mão direita, ter um cartão eletrônico com todos oas seus dados, etc., não significa que ela recebeu um sinal, mas um meio para ser vigiada. O Apocalipse diz que a besta possui olho. O sinal somente será quando essa pessoa admitir e praticar algo que há de ser determinado. Não foi ainda. Os que recebem o sinal da besta, o recebem na testa ou na mão direita. Na testa significa que a pessoa não somente adota para si esse princípio, mas também o pratica e milita por ele. Na mão direita significa que a pessoa não se importa com o por quê e o significado do princípio exigido, mas aceita para estar bem com a maioria – aceita por conveniência. O sinal de Deus será dado somente na testa, pois a perseguição que se seguirá fará que se veja quão inconveniente do ponto de vista momentâneo será se pôr ao lado de Deus, sendo que todo que assim se pôr será militante. Apocalipse 13:17 diz que a ordem é “para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome”. Inclua-se aí toda atividade intermediária a essas duas atividades – comprar e vender.

Portanto, quando sair o decreto dominical e todas as pessoas tiverem recebido o sinal da besta, os que não tiverem recebido este terão recebido o sinal de Deus, então terá também se fechado a porta da graça e o Espírito Santo não fará mais nenhum esforço para convencer ninguém do mal, do pecado, do arrependimento e do perdão. Daí a intolerância a autoridade de Deus terá chegado ao nível máximo, pois terá sido grande e inoportuno para os ímpios o assédio dos crentes querendo convencê-los do pecado, do arrependimento e do perdão, somando que o mundo estará um caos enquanto os que tiverem escolhido a Deus estarão bem. Nesse momento todo o ódio se voltará contra o povo de Deus e, mesmo irmãos, pais, primos, parentes em geral, companheiros e amigos não conversos quererão exterminar esses que serão tidos por extremistas, fundamentalistas e perigosos.

Quanto ao cumprimento das profecias da irmã White, apesar de ter nascido e crescido na Igreja Adventista do Sétimo Dia, um dia tive pequena dúvida, quando, em 1999, li o compêndio de suas cartas chamado Eventos Finais, editado pela Casa Publicadora Brasileira. Admirado com o cumprimento de muitas predições ali expostas, especialmente da predição de 1903 sobre o terremoto de São Francisco, que se deu em 1906, comentei em uma palestra que o não cumprimento da previsão sobre uma catástrofe em Nova Iorque, onde os edifícios se desmanchariam como se fossem inflamáveis, matando, inclusive, os bombeiros, me punha com certa incerteza sobre veracidade do resto. Tolície, pois se uma profecia ainda não se cumpriou é porque o seu tempo ainda não chegou. Inclusive, ao comentar em 2001 com um colega de trabalho pertencente a uma outra denominação cristã sobre a previsão de São Francisco, ele menosprezou o caráter acima do natural da profecia dizendo que com um sismógrafo se poderia antecipar um abalo sísmico, esquecendo que nesse tempo não haviam sismógrafos. Entretanto, bem antes de um mês depois, no dia 11 de setembro, vimos pela televisão cumprir-se também a profecia do livrinho sobre Nova Iorque, onde estruturas metálicas pareceram derreter-se, matando, inclusive os bombeiros, sendo assistidos por milhares de pessoas em loco. É claro que essa profecia não teve nesse dia seu completo cumprimento, pois aquele dia deu o primeiro passo para o cumprimento final dessa e de todas as outras profecias referentes a este tempo

Portanto, se há quem questione se a porta da graça se fechou é porque ela ainda está aberta. Sendo assim, aproveite esta oportunidade de decidir de que lado você vai estar quando ela se fechar, se ao lado de Deus, para a vida eterna, ou ao lado do inimigo, para a morte eterna, a morte exterminante.