SOMOS O QUE PENSAMOS
O que suspeita mal sofrerá suspeita, pois se acerca de desconfiados. O delator será traído, pois se associa aos delatores. O traidor não terá repouso, pois entre os traidores tem seus segredos. O que denuncia será desbaratado, pois tem lugar com os denunciadores. O acusador sofrerá acusação, pois tem amizade com os acusadores. O que julga será condenado, pois com os juizes se assenta. Todo que condena sofrerá execução, pois com os carrascos firma parceira.
O ciumento vive sob vigília, pois seus amigos ardem em ciúmes. O perseguidor sofrerá perseguição, pois vive em companhia de perseguidores. O violento será agredido, pois caminha com agressores. O que explora será defraudado, pois busca amigos entre exploradores. O que difama será difamado, pois conta sua vida para os que amam difamar. O invejoso sofrerá inveja, pois canta vitória para os invejosos. O mentiroso será enganado, pois deposita fé em mentirosos. O impiedoso sofrerá impiedade, pois confia nos cruéis. O orgulhoso sofrerá humilhação, pois têm os orgulhosos em alta conta. O escarnecedor será posto por palhaço, pois se ri com os escarnecedores. O que oprime será oprimido, pois se associa aos opressores e todo que desdenha será menosprezado, pois com arrogantes debate.
Assim como o servo não tem parceira com o leão, não pode a ovelha ser igual aos lobos, como lobos jamais guardarão o rebanho. Quem ama a polícia vai primeiro para a prisão, assim como o que acompanha o ladrão será roubado de antemão. O melhor amigo do bodegueiro é o bêbado e a esse mesmo é que ele põe para fora. Ninguém pode ser feliz se vive a queixar-se, assim como serão poucos os dias do que tira a vida alheia. O que rouba terá sempre falta, enquanto o que ele lesa terá para ambos sempre.
Da forma que pensarmos, assim viveremos – quem pensa que é o diabo, faz da sua vida um inferno; aquilo com que simpatizarmos, assim seremos; do que mais fugirmos, mais nos aproximaremos e o que mais temermos é justo o que atrairemos.
Mais vale aproximar-se do bem do que viver a fugir mal, pois o que foge do que não quer está sempre à sua volta.
Se queres ser feliz, produza felicidade; se queres amor, ame; se desejas ser respeitado, respeite; se precisas de perdão, perdoe; se desejas a paz, apazigúe; se esperas uma oportunidade, dê uma chance; se queres sucesso, promova; se esperas tolerância, deixe passar; desejas misericórdia, tenha piedade; se queres carinho, acaricie; se procuras compreensão; compreenda; se queres auxílio, ajude a todo que te pedir.
Não espere pela paz, pois ela depende do que cada um pode fazer. Faça a sua parte e o bem avançará uma fração. Não espere pelo outro, pois você é o outro para todo aquele que você não é.