BOM DIA EUROPA – PARTE II – (de LISBOA – PORTUGAL) Sair de Belo Horizonte não foi nenhuma batalha; voei pela TAP (Transporte Aéreo Português) por ela me oferecer a melhor tarifa, R$ 2.300,00 ida e volta; ainda no aeroporto algumas surpresas desagradáveis mas nada que faça alguém sentir remorso de tê-la escolhido. O vôo foi marcado para 18:05h e por ser internacional o passageiro precisa chegar duas horas de antecedência; já na sala de embarque internacional foi que ficamos sabendo que na verdade o vôo sairia as 19:05h e somente ocorreu às 19:45h. A aeronave é muito confortável (Airbus A330-200) e a tripulação é um show a parte; educados e prestativos, todos estão sempre sorridentes e atendem aos chamados quase que imediatamente.

Muitos brasileiros a bordo, a maioria é residente da Europa e muitos estão viajando pela primeira vez para tentar a vida e ganharem em Euro, apesar da crise. No mesmo vôo estava o Senador e Ministro das Telecomunicações, jornalista Hélio Costa, que foi simpático permitindo uma fotografia para o Irregular.

Cerca de 10 horas sem escala separam Minas Gerais de Portugal; vôo tranqüilo com raríssimas turbulências, Graças a Deus nenhuma significativa; chegamos a Lisboa às 6:00h (horário local), ou 3:00h do horário de Brasília. Chegamos a Lisboa pelo Rio Tejo e o que se vê de cima é um mar de luzes amarelas; quando da aproximação da aeronave do solo percebemos uma série de monumentos históricos. Pouso tranqüilo; chegamos ao setor de imigração e a receptividade do atendente que fez checagem de meu passaporte foi simples e tranqüila; não me pediram para apresentar dinheiro, cartões de crédito ou voucher de hotel,mas algumas pessoas ficaram retidas para averiguações.

Fui apanhar o veículo que aluguei na Avis e lá o atendente sugeriu que eu alugasse uma carro maior e melhor por 3 Euros a mais na diária; decidi então aceitar a sugestão e peguei um Peugeot 308 a Diesel, começava ali a minha primeira aventura na Europa, decifrar o mapa que me apontava o trajeto entre o aeroporto e o hotel Vip Eden que fica próximo a famosa praça Marques de Pombal; duas perguntas em semáforos eu consegui chegar sem problemas ao hotel, entretanto, chegando lá tive algumas surpresas desagradáveis: o hotel não tem mensageiro, não tem estacionamento e fica enfrente a um ponto de ônibus, que é proibido parar e estacionar, a solução foi deixar o carro num estacionamento público e pasmem, custa 40 Euros por dia, cerca de 130 Reais; não havia outra opção...!

O Vip Eden é um antigo teatro que fica no coração histórico de Lisboa e apesar dos muitos prêmios recebidos pela conservação arquitetônica, não chega a ser uma “Brastemp”, mas agrada a gente que assim como eu passou 10 horas num vôo que atravessou o Atlântico e não pregou os olhos. Os apartamentos são do tipo “estúdio” com saleta, quarto, banheiro e cozinha, tudo bem dividido e pequeno, ou seja, é um espaço funcional. A cozinha é rica em detalhes e não falta nada para que o hóspede se vire e faça ele mesmo sua refeição. Eu dou nota 8,5 para este hotel, graças ao atendimento e as soluções que os funcionários buscam oferecer a quem veio de longe, como os adaptadores de energia elétrica; os equipamentos que possuírem cabos de força com “barrinhas chatas”, aqui não servirão, entretanto, eles conseguem GRATUITAMENTE estes adaptadores sem o menor problema.

Tudo aqui é muito caro; está evidente que nossa moeda não vale nada e eles não tem nada a ver com isso; combustível, hotel, telefonia, alimentação, correios, enfim, tudo, tudo menos o aluguel de carro e para seguir na mesma linha, um taxi do aeroporto para o centro custa 9 Euros, ou cerca de 27 Reais. Perguntei ao um taxista e ele me disse que em Portugal não há taxas aeroportuárias e outras “frescuras” como na maioria dos países, por isso, “pegar” taxi em Portugal é uma boa. Para se ter uma idéia do quanto é caro alguns itens, o carro que aluguei na Avis por Menos de 20 Euros por dia (um super carro – Peugeot 308 2009 a diesel), me custou no primeiro dia 130 Reais DE ESTACIONAMENTO PÚBLICO, ou 40 EUROS; cada setor de Lisboa tem uma importância para o trânsito e como no Centro estão os principais órgão públicos e monumentos, este é o mais caro por causa da grande procura. Os estacionamentos públicos são cobertos e dotados de uma alta infra-estrutura e pesados seguros. Bateram em meu carro enquanto eu dormia no hotel e ao buscá-lo já havia uma notificação de que eu deveria comparecer a gerência; fui, fiz o orçamento da Avis, paguei e fui ressarcido NO MESMO DIA; isso é incrível e jamais visto em lugares como o Brasil.

A BARREIRA DA MESMA LÍNGUA

Carrinha é van coletiva, exportage é pedágio de auto estrada, gare é estação de trem, bicha é fila, cabedal é couro e assim por diante; quem pensa que em Portugal se fala a mesma língua do Brasil está enganado e os que pensam que eles escreverão do modo corretamente sugerido pela nova convenção ortográfica devem ficar decepcionados. Os portugueses sequer ouviram falar nesta tal de correção ortográfica unificada e os poucos que se arriscam a falar dizem que isso é coisa de brasileiros desocupado. Maria Soledade de Crã, diretora do Museu Imperial de Lisboa, conversou comigo e afirmou que a intenção é das melhores, porém, o povo português é tradicionalista e jamais aderirão ao acordo internacional.

Nas ruas, prepare-se para ouvir inglês, francês, chinês, mandarim, espanhol, enfim, as ruas lisboetas estão repletas de gente de fora, sobretudo os africanos. Estamos relativamente próximos da África e por eles terem muita influência por lá, os africanos invadem Lisboa, mas não são bem vistos pela sociedade e pela polícia; depois eu digo por quê.

ONDE EU FAÇO REFEIÇÃO?

Há restaurantes em Lisboa para todos os gostos; do mais simples com o sistema de “coma a vontade” ao mais luxuoso; os preços variam de acordo com o porte e a zona que eles estão. Eu almocei no SANTIAGO na Travessa de Santo Antão e paguei quase 20 Euros por um espeto de carne mista (boi e frango), acompanhado de batatas fritas, pão e salada. Em quase todos os pratos daqui há a presença do pão português de primeira linha, como diria meu barbeiro predileto, Ribeiro: É TOQUE de linha doutor! As iguarias portuguesas me atraíram de forma que virei dependente desta culinária fabulosa; não há muita ciência aplicada, confesso haver até certa simplicidade nos pratos, mas desde as carnes, ao mais delicioso bacalhau, tudo é feito com carinho e temperos extraordinários. Eu encontrei restaurantes que cobram 6 Euros por refeições livres (rodízio), da mesma forma que nos locais mais nobres não há problema em cobrar 80 Euros por um bom prato de bacalhau; seu bolso e sua pesquisa farão a diferença entre escolher o Santiago ou o Dom João I (o mais caro). Grande parte dos restaurantes oferece shows de Fado durante o final de semana e isso é divino.

Na Europa, gorjeta é regra, portanto, faça o cálculo rápido e ofereça cerca de 10% daquilo que você consumir em restaurantes, taxis ou taxas simbólicas para carregadores de malas (1 Euro). Este tipo de serviço não é obrigatório, mas faz parte da cultura européia e estadunidense. Aqui em Portugal eles costumam dar o troco certinho, sem faltar nem um centavo; cabe a você oferecer o que achar conveniente como rótulo de gorjeta.

Os monumentos públicos como a Torre de Belém, Torre Eiffel, Museu do Louvre e tantos outros, cobram entre 4 e 50 Euros para você visitar; é desta forma que as entidades que os mantêm conseguem deixá-los limpos e seguros; estudantes e algumas classes como jornalistas, desde que COMPROVADOS por carteiras de classe, costumam NÃO PAGAR OU PAGAR 50% DO VALOR, faça valer seu direito e pergunte antes de comprar o bilhete. Aqui em Lisboa, eu visitei a Torre de Belém e NÃO PAGUEI os 4 Euros pela entrada após me identificar com a carteira de jornalista expedida pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

TRANSPORTE INTERNO

Em Lisboa e muitas cidades portuguesas há as “carrinhas” (vans de lotação), os “comboios” (trens urbanos), os “metros” (se pronuncia MÉTRO), que são os metrôs, os “autocarros” (ônibus), os taxis e os “elétricos” (bondes); qualquer um destes são confortáveis e baratos; os taxis daqui são Mercedes Benz e alguns são novinhos em folha. Um acordo com um taxista poderá fazer você se deslocar por distâncias enormes com poucos Euros, vale a barganha.

LISBOA

Lisboa, capital de Portugal é linda; não há como descrever suas belezas e sua hospitalidade; seus monumentos revelam a história de um povo sofrido, guerreiro, que foi traído várias vezes por pessoas que se diziam líderes, exemplo de Salazar e Dom João VI; Lisboa tem monumentos históricos de raridade ímpar, tem prédios modernos e tem um clima totalmente atípico de Europa; se vale a pena visitar Lisboa? – Sempre! Dizem que quem vem a Portugal não conhece a Europa, eu digo o contrário, quem vai a Europa e não visita Lisboa e Portugal, não veio a Europa.

Faça seus planos e venha pra cá, ora pois pois. Venha comer os melhores pães do mundo e desfrutar da melhor hospitalidade da Europa; se precisar, me peça ajuda!