GLOBO – A mãe do emburrecimento do Brasil
GLOBO – A mãe do emburrecimento do Brasil
Estamos vivendo num momento contemporâneo, de muita modernidade, como nunca visto antes. Nunca na história da humanidade, houve tantos meios de comunicação, e jamais houve tanta velocidade entre o fato ocorrer e virar notícia e chegar ao público. O fato ocorre do outro lado do globo e no mesmo instante já está na internet, nos telejornais, para que o público tome conhecimento do que está ocorrendo no mesmo instante. Isto é fruto da modernidade, a ciência se modernizou, tudo evolui pra melhor.
O veículo de comunicação em massa que mais atinge a população, que entra em todos os lares, comércio, escola, nos bairros chiques, e na periferia, sem dúvida é a televisão. Reina ainda, absoluta. Estamos falando é claro da TV aberta, aquela que não precisa pagar assinatura.
Como em todo mundo, no Brasil não é diferente, todo veículo de comunicação, está em busca de audiência, “de pontos no Ibope”, pois com a audiência em alta, se vende os melhores comerciais, a preços exorbitantes, pois atinge a grande massa consumidora. Mas para obter esta vantagem de audiência, as televisões produzem o mais refinado material extremamente inútil (programas chamados gentilmente de “lixo”) e aí se pode citar programas policiais, crimes, assassinatos, enchentes, que são tidos como “lixo trash”, mas também produzem muito bem, diga-se de passagem, o lixo do bem, como casos de família, exploração de deficientes físicos e mentais, mas isso ainda não dá audiência pretendida pelas emissoras, o que realmente atinge a grande massa são os programas do tipo big brother (R$ 60.000.000,00 de faturamento), Gugu Liberato, Eliana, Faustão, Cicarelli, Novelas, Pânico na TV, Ratinho, que graças à Santa Clara a protetora da TV, não existe mais, entre outros programas famosos.
Mas é claro que as TVs, produzem bons programas também, isto é evidente, como telejornais, programas educativos, culturais, agrícolas, mas o horário que os tais bons programas passam, é uma piada: de madrugada. Quem vai levantar da cama no dia de sábado ou domingo às 5 horas da manha pra assistir Globo Ecologia, Globo Ciência, Ação, Globo Rural, Telecurso???? A explicação é óbvia: estes bons programas em horário nobre não dão audiência, e em não tendo audiência, não há como vender comerciais a preços exageradamente altos.
O dia de domingo para as TVs brasileiras é um prato cheio. Tudo o que as TVs exibem, é na sua maioria programas de alto teor poluído, contaminado de lixo, mau gosto, improdutivos, não educam e não ensinam a população em absolutamente nada. Gugu, Faustão, Eliana, e toda esta corja de aproveitadores da ignorância da população, são os responsáveis diretamente nos últimos 20 anos pelo alto teor de emburrecimento da população brasileira. Isso sem falar no futebol de domingo, que eu na minha ignorância, não compreendo, porque duas ou três TVs abertas passam o mesmo jogo na mesma hora. Ocorrem várias partidas ao mesmo tempo, mas todas as TVs passam o mesmo jogo. Por quê? Não que eu defenda ou goste de futebol.
A TV platinada que é a maior do Brasil, deveria, mas nunca vai mudar a sua programação, principalmente aos domingos. Eliminar de vez o Faustão e produzir programas educativos, culturais, sociais. Passar algo útil pra engrandecer o conhecimento do povo brasileiro. Lógico que eles vão dizer: temos a TV Futura, lá tem estes tipos de programas. Mas quem tem acesso a tal TV Futura? 0,1% da população?
Vamos eleger o programa mais inútil da TV brasileira: big brother, já a TV mais inútil: todas aquelas que deveriam, mas não fazem o mínimo sequer pra mudar a consciência da população, ajudando no engrandecimento do conhecimento, pra construir uma sociedade mais justa e humana. Mas que a Rede Globo é campeã na produção de inutilidades em horário nobre, ah isto é. Tudo quanto é porcaria, mau gosto, lixo, que esta TV produz e lança nos seus programas, vira moda imediata no Brasil todo.
Parabéns pra TV Cultura da Fundação Pe. Anchieta e pra todas aquelas deste tipo, que estão preocupadas em transmitir algo útil pra seus telespectadores, algo que ajuda no conhecimento, na educação da população.