MÉRITO DE LULA OU DEMÉRITO DE FHC?!
Observar a conjuntura política do Brasil desde 1989, procurar entender de fato as atitudes, as tomadas de decisões e implantação de Planos econômicos e táticas governamentais, tem sido uma de minhas tarefas, um desafio pessoal.
Trata-se não de uma visão acadêmica ou embasamento em teses de doutorado ou Phd, mas sim uma forma de tomar as minhas modestas decisões de eleitor e cidadão e formar a minha opinião em cima de dados concretos e não em decisões emocionais ou meramente movido por simpatia a este ou aquele presidente, candidato, político ou partido político.
Observa-se, em grande parte da mídia em nosso Brasil um verdadeiro oba oba com a desempenho e a “intocabilidade” da economia nacional em relação à crise econômica e financeira internacional, alguns afirmam que Lula vacinou o Brasil contra a crise e blá, blá e mais blás... Na verdade é muito bom sonharmos, mas temos que analisar os fatos reais que estão a acontecer e não existe no mundo globalizado nenhum nicho de proteção a crise, nem mesmo a poderosa China e o rico Japão deixaram de sofrer as perdas e prejuízos resultantes de mais esta crise cíclica do capitalismo.
É claro, num país onde milhões de cidadão dependem de varias formas de Programas Sociais, como bolsa escola, bolsa alimentação, ticket gás e outras formas de compensação social, num universo de raros segmentos de fato politizados e num país, o nosso, onde infelizmente os índices educacionais são assustadores em termos de aprendizado e capacitação intelectual, é fácil entender as pesquisas de opinião que colocam Lula no céu e também podemos entender claramente como trabalham os institutos de pesquisas e os marqueteiros pró-governo Lula.
Tenho muita tranqüilidade em fazer estas afirmações, pois passei vinte anos defendendo Lula e o PT, só deixei de apoiar o PT a partir de 2004 quando deixei o partido, após ver muitos dos projetos que defendi e simpatizava sendo atirados na lata de lixo, junto com muitos companheiros defenestrados e atirados fora do PT por discordarem da política e da direção que Lula e seus seguidores tomaram. Entendo hoje, que no Brasil não podemos fazer política com compromisso ideológico e programático, os políticos e partidos vivem em oscilações muito “dinâmicas”.
Mas voltando ao que interessa, vejo claramente que o PSDB e Fernando Henrique não souberam se aproveitar do Plano Real, não souberam divulgá-lo e nem tiraram vantagem político eleitoral do plano, ai para mim reside o grande erro e equívoco dos tucanos. A meu ver o grande mérito de Lula foi administrar e manter o projeto político de FHC e do PSDB, buscar os mesmos aliados de FHC para sustentação de seu Governo e manter o Plano Real. Com exceção das jogadas de marketing do PAC e o turbinamento dos programas sociais de FHC e seu governo, não vejo nada do PT.
Não vejo o tal orçamento participativo, não vejo mudanças no eixo central de estratégia de governo e vejo na economia políticos conservadores e vinculados às mesmas teses centras do governo passado. O Grande êxito do atual governo e a melhoria dos índices a meu ver está justamente nesta manutenção, o restante é discurso, propagando oficial e oficiosa e nada mais...