PRAIAS SEMIDESERTAS: A DESCOBERTA DA BELEZA NATURAL EM GANCHOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

PRAIAS SEMIDESERTAS: A DESCOBERTA DA BELEZA NATURAL EM GANCHOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

(Professor Miguel João Simão - Escritor e Historiador)

A nossa linda e bela “Gancholândia” (Governador Celso Ramos) foi premiada pela Mãe Natureza em vários quesitos, e um dos mais importantes é o número de praias bonitas e maravilhosas que cercam toda orla formando uma quase ilha.

Entre raras belezas citamos aqui três das magníficas praias cercadas por costões e livres da poluição: Praias das Cordas, Praia do Defunto e Praia das Bananeiras.

O caminho é simples. Dirigindo-se à histórica Armação da Piedade, desce-se ao lado direito e encontra-se a Praia das Cordas.

Praia bonita, de intensos costões à sua direita, onde o mar calmo é um convite aos banhistas, e todo pedregulho forma um verdadeiro forte, convidando pescadores e aprendizes a pescarem. À esquerda, pedras num pequeno amontoado separam essa Praia da pequena Praia do Defunto, que permitem aos visitantes apreciar a beleza da exuberante Prainha. Mas adiante, separado pelo pequeno aglomerado de pedras, está a Praia das Bananeiras.

Irresistível um encontro com tais belezas para quem ousar visitar Governador Celso Ramos.

Tão irresistível que turistas e Gancheiros após descobrirem as Praias retornam ao local outras vezes para desfrutá-las.

Muitos Gancheiros nativos das diversas regiões de Governador Celso Ramos não conheciam tais maravilhas, ouviam falar apenas. Mas toda essa descoberta e todo esse contato, com direito a usufruir, deu-se em função da liberação das Praias através da Justiça, uma vez que proprietários de imóveis localizados próximos a essas praias “fechavam” a passagem proibindo a entrada e permanência das pessoas.

Essas não foram as únicas, aliás, a Prefeitura que vinha lutando incansavelmente há anos conseguiu abrir os “portões da natureza” para que o povo tivesse o direito de exercitar a sua cidadania.

Praias como Tinguá que passou pelo mesmo processo, antes visitada apenas pelo mar, hoje tem entrada para pedestre. Outra praia também liberada aos visitantes e banhistas é a praia da Figueira na Armação da Piedade, famosa pelo rico Condomínio que abriga residências de famosos.

Com certeza toda essa abertura dada ao povo nativo e aos turistas que nos visitam atraiu mais perspectivas ao turismo, já que a região foi contemplada pelo asfalto que trouxe mais conforto e facilidade para o Município.

Um grande passo foi dado, embora haja algumas praias ainda com acessos fechados.

Mas enquanto esses proprietários se negam a deixar a população banhar-se em nossas águas, Governador Celso Ramos tem muito a oferecer nas mais de 40 praias liberadas em todo litoral Gancheiro.