Grã-Bretanha enfrenta pior nevasca em 18 anos

Gente logo hoje que faz 1 ano que comecei no recanto estou passando um frio danado aqui em Londres, achei essa no tícia no site de globonews que fala que é a pior nevasca dos ultimos 18 anos. Droga levei tanto tempo pra vim pra cá e pego uma fria dessa no meu primeiro inverno aqui é muito azar............... beijão

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL983733-10406,00-GRABRETANHA+ENFRENTA+PIOR+NEVASCA+EM+ANOS.html

Cinco aeroportos foram fechados, ônibus, trens e metrô ficaram parados e quem se arriscou de carro, enfrentou congestionamentos por causa dos acidentes nas pistas escorregadias.

Uma nevasca atingiu nesta segunda grande parte da Grã-Bretanha e provocou a paralisação dos transportes. Em quase duas décadas, foi a maior tempestade registrada na capital, Londres.

Nos cartões postais, Londres aparece sempre assim no inverno, mas fazia tempo que a realidade não era tão gelada. O tom dourado do famoso relógio Big Ben, nesta segunda ficou pálido.

Mas o que é bonito, divertido até, também pode ser caótico. No Aeroporto de Heathrow, um dos maiores da Europa, o avião do Chipre derrapou no pouso. O susto fez as autoridades fecharem os cinco aeroportos que servem Londres e mais de 700 vôos foram cancelados por causa do excesso de neve.

Nem o milionário futebol europeu escapou das conseqüências. A Federação Inglesa estendeu o prazo para contratação de jogadores, que terminava nesta segunda, porque muitos representantes de clubes e atletas não conseguiram viajar para fechar os negócios.

Ônibus, trens, metrô, tudo ficou parado e quem se arriscou de carro, enfrentou congestionamentos por causa dos acidentes nas pistas escorregadias.

É a pior nevasca dos últimos 18 anos e isso se mede de uma forma bastante simples: pelo acúmulo de neve em centímetros. Nos últimos invernos, a neve mal pintou a paisagem de branco em Londres. Nesta segunda, carros, telhados, tudo coberto de neve. Numa rua, a camada chega a 13 centímetros e continua nevando. A temperatura é de -1ºC, mas a sensação térmica chega a -10ºC.

A onda fria que veio do Pólo Norte, passou por Londres e desceu até o continente europeu. Em escala menor, mas ainda a ponto de congelar, atingiu Paris, Madri e Bruxelas e, para a noite desta segunda, a meteorologia prevê mais neve.

Paola Bittencourt
Enviado por Paola Bittencourt em 03/02/2009
Código do texto: T1419222