Família Quartier.
Quartier
O nome de família francês, Quartier, insere-se na classificação dos nomes de origem profissional.Podemos dizer que os nomes de família mais antigos e interessantes são quase todos derivados da natureza da ocupação ou profissão do primeiro portador do nome. Os etimologistas acham que os nomes de origem profissional são importantes contribuições, para o estudo das ocupações medievais que existiam antigamente na Europa.
Evidentemente, o nome Quartier está ligado à palavra francesa quartier cuja referência histórica mais antiga está no século XI. É uma unidade de medida agrária antiga proveniente de quart que indica a quarta parte de um todo, derivado do latim quartus. De fato o sobrenome é bem apropriado para indicar um agricultor; pois a mesma coisa indica a expressão quartière de blé ou quarteron, quarto de trigo e quarterão, respectivamente; que são algumas medidas agrárias não decimais antigas, há muito tempo em desuso.
As principais variantes do nome de família Quartier são as seguintes: Cartier, Cartière, Carteret, Carteron, Quarteron, Cartereau e Quarteronnet.
O nome De Quartier identificava também a região francesa mais conhecida por Puy-de-Dôme, que fica na parte central do sudeste francês, departamento de Puy-de-Dôme, capital Clemont-Ferrand, tendo por limite norte a região de Auvergne. Aqui vai também uma pista de uma possível origem regional do sobrenome Quartier. Posto ser mais provável e adequado a origem profissional.
A referência mais antiga que se conhece do sobrenome Quartier nos remete ao século doze. Porém a utilização foi generalizada no século quinze em diante, onde se encontra mais de uma citação do uso desse sobrenome. Um dos mais antigos registros é o do casamento de um certo François Quartier com Marie Dussard em 9 de janeiro de 1713, na cidade de Champigneulles, região de Meurthe-Moselle. Na mesma fonte está o registro de Anne Quartier, que foi batizada em 5 de maio de 1783, na igreja paroquial de Ligny-en-Barrois, departamento de Meuse; igualmente existe a inscrição que revela o nascimento de Célestine Quartier, que nasceu na mesma região em 8 de outubro de 1812, em Amblans-et-Dellotte, Haute-Sanne.
No centro dos diversos portadores do sobrenome, há uma antiga família Quartier, que antepõe ao sobrenome a partícula de, como é o costume da nobreza. Sua origem situa-se na região de Liège.
Descrição do brasão de armas registrado da família de Quartier.
Brasão: Barrado de prata e azul; com um leão de goles
Coroado de ouro; brocados sobre todo o espaço
Interpretação: A prata ( branco ) simboliza a paz.
O azul ( bleu) significa a lealdade.
Cabeça ( coroa ): Um penacho de plumas de avestruz.
Origem: França.
Traduzido do francês em VII-MMVI