O ACASO !

Sent: Wednesday, January 21, 2009 8:07 PM

O ACASO

"A parte da Filosofia que trata da lógica desagrada ao paladar de muitos , afigurando-se -lhes como uma rede de sutilezas espantosas , mas se quisermos dar o devido valor a cada coisa reconheceremos que esta ciência racional,

é a chave do resto". (Kalena)

Com muita frequência a gente ouve esta expressão : "nada acontece por acaso" . Realmente este pequeno texto que eu formulei , vai revelar isso , mas não do jeito que muits pessoas entendem a expressão.

Outra frase: "nossa , eu fui ao supermercado e encontreo o "Fulano", por acaso. E uma infinidade de frases mostram que o acaso aparece com muita frequência .

Hoje encontrei um recantista bastante inteligente , mas não gosta de pensar : Eu sei que vc ,kalena viajou , procuro ler os deus textos , mas eles são difíveis porque a gente tem que pensar . Gosto de textos leves que não precisa pensar .

Pois hoje, viu , meu amigo , vc vai ver e eu vou lhe mostrar que pensar é mais fácil do que pensa , mas precisa aprender, a exercitar . E tem coisas que não precisa pensar tanto , voc~e logo vê que não há necessidade de queimar as pestanas. Mas é coisa simples que eu formulei, porque tem coisas bem difíceis , principalmente quando vc tem de ficar vis-vis com o original do pensador.

O ACASO :- mesmo que no domínio microscópico. as coisas ocorram como resultantes de determinadas condições cegas mem mesmo por isto deixa de existir o que chamamos de ACASO. Np século XIX , Augustin Cournot assim o define: como algo que resulta da combinação ou do encontro de acontecimentos que pertemcem a séries (causais) independentes entre si. Observe : uma telha , no telhado de uma casa mal construída , por falta de apoio , por impulso do ventoe uma inclinação defeituosa ( uma série causal) se despenca do seu lugar e cai na cabeça de um médico que passou para atender a um doente. O fato de um médico ir atender a um doente - é um acontecimento de uma série causal que não tem nada

a ver com a série que fez a telha cair. A intercessão desses dois acontecimentos finais das duas séries determina o que se chama _ACASO.

(postado por Kalena , jan/2009) ***************** *****

Augustin Cournot (1801 - 1877) - Nasceu em Gray, na França . Filósofo e matemático. O pensamento de Cournot é conhecido como tendo caráter probabilístico. Estudos de possibilidades fenomênicas.

kalena
Enviado por kalena em 30/01/2009
Reeditado em 31/01/2009
Código do texto: T1414010
Classificação de conteúdo: seguro