Filho pode surpreender
:
Nós como pais atentos, devemos procurar sempre evitar que nossos filhos nos surpreendam; como?
Eu estou muito preocupada; meu filho ultimamente está rebelde, não quer nada com estudo, sai de casa não diz nada, quando chega se fecha no quarto para não conversar, eu não sei mais o que fazer. – ora, procura conversar com ele pela manhã; assim que acordar, diga eu arrumei seu café procure fazer algo diferente! – há não, ele já está bem crescido, pode muito bem arrumar seu café e tomar; - pode, eu sei, mas agora a situação é outra; esse café que você pode e deve arrumar e oferecê-lo com carinho e sem cobrança, pode ser o que ele espera para se abrir filho é uma caixa de surpresa; alem de ser filho, ele também é um individuo; um ser que deseja ser respeitado.
Tratamento:
Há, afinal de contas, ele é meu filho, ele é que tem de me respeitar! – você tem razão! O filho tem sim que respeitar, mas nós também temos de respeitá-los para dar exemplo do que é respeito. Muitos pais dizem para o filho: - vai na casa de fulana, da meu recado, e volta logo é um pé lá outro cá! O filho em forma de respeito, pede: - mãe deixa eu ficar um pouco, quero brincar com Zezinho! – nada disso eu estou mandando! Vem logo!
- o que esta mãe começou a criar? - Um sentimento de revolta é claro! Por que não responder no mesmo tom; a filho eu até gostaria, mas mamãe está precisando tanto de você aqui! Outra hora, te prometo que vou deixar vocês brincar um bom tempo, domingo talvez.
Diálogo:
Assim, desde a infância, o filho já começa a se sentir útil, sentir que tem tarefas a cumprir, reconhece que a mãe nem sempre pode atender suas vontades.
Ouvir:
Os pais ouvir os filhos, é imprescindível; se você não senta para ouvir o que seu filho tem a dizer, ou perguntar, para que o aconselhe, ele vai procurar outro que o dê atenção, e conselho; nem sempre ele vai encontrar bons conselhos; e sabe de quem é a culpa?