LOGOSOFIA
LOGOSOFIA
Logosofia é a Doutrina ético-filosófica fundada pelo pensador argentino González Pecotche (1901-1963), e que tem por objetivo ensinar o homem a chegar à autotransformação mediante um processo de evolução consciente, libertando assim o pensamento das influências sugestivas. Essa definição nos remete a uma questiúncula muita própria dos seres humanos. Ao pensarmos positivamente atraímos energias positivas? Claro que sim! E o inverso no levará ao caos? De certo. O que de positivo tem a nos proporcionar a Logosofia, além dos preceitos repassados em sua definição? Vejamos: dizem alguns filósofos que é a ciência de Deus. Outros dizem ser a ciência do afeto e do autoconhecimento. Segundo alguns estudiosos e cientistas a Logosofia é uma ciência nova, que revela conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito humano a prerrogativa de reinar na vida do ser que anima. Conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas. Apresenta uma concepção original do homem, em sua organização psíquica e mental, e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e proporções.
Quando os estudiosos se embrenham na sinonímia do espírito humano, eles não estarão imantando a alma humana como espírito fosse. As duas palavras aqui enunciadas têm seus significados próprios, visto que muitos confundem alma e espírito. Na concepção de determinada religião a alma seria o espírito encarnado. Com esta concepção todos os seres humanos são almas dotadas de espíritos. Esclarecendo mais um pouco, diremos que a palavra “Logos” deriva do grego e filosoficamente falando trata-se do princípio de inteligibilidade; a razão, mas segundo Heráclito (v. heraclitismo), o princípio supremo de unificação, portador do ritmo, da justiça e da harmonia que regem o Universo. Firme definição em nossa compreensão. Não devemos esquecer o que o grande filósofo Platão grego de nascimento quis dizer. Segundo Platão (v. platonismo), o princípio de ordem, mediador entre o mundo sensível e o inteligível. Se estas definições estiverem corretas e concretas, o homem deixa de ser um ser animal racional e passa a condição de hominal, além do mais sai da condição de simples mortal para uma posição mais ampla e confortável, de imortal. Visto que na estagnação biológica, o que se esvaia pela deteriorização da matéria volta ao fluído cósmico universal depois de iniciado o estado de putrefação. O Espírito é imortal. A casa onde ele habita, depois de determinado tempo ele abandona. E o mais importante é que hora, local e condições ele é possuidor.
A Logosofia tem a missão de levar o homem, mediante processos sucessivos de superação, a conquistar o domínio consciente de suas possibilidades humanas. Esta ciência tem seus objetivos precípuos. A evolução consciente do homem seria um dos objetivos, o conhecimento de si mesmo, a integração do espírito, o conhecimento das leis universais, o conhecimento do mundo mental, a edificação de uma nova vida e de um destino melhor, o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar. No nosso entendimento a edificação de uma nova vida e de um destino melhor transforma-se em nossa opinião na famosa e pretendida, reforma íntima. Segundo a Fundação Logosófica a Pedagogia Logosófica revela o mundo interno do ser humano e descreve com precisão como está constituído e como funciona em cada uma das etapas da vida: infância, adolescência, juventude e idade adulta. Conhecer a Pedagogia Logosófica é ter acesso a elementos valiosos sobre a inteligência, a sensibilidade, sobre o pensar e o sentir de cada fase da vida.
A base para o trabalho pedagógico são os conceitos originais apresentados pela Logosofia. Entre os conceitos que fundamentam essa nova linha pedagógica, destacam-se o conceito de vida, de liberdade, de defesas mentais, de pensamentos, de leis universais, de conhecimento de si mesmo, entre tantos outros, aliando-se à totalidade do saber adquirido o aporte precioso oferecido pela sensibilidade humana. A Pedagogia Logosófica baseia-se em duas forças: no conhecimento e no afeto, considerado este como a expressão mais elevada e consciente do amor, sendo aplicada nos Colégios Logosóficos, que integram o Sistema Logosófico de Educação, com Unidades Educacionais no Brasil, Argentina e Uruguai. Preceitos que a Doutrina Espírita já ensinava desde os meados de 1857 na França por Allan Kardec. Kardec ia muito mais além destes ensinamentos.
Ele traçou através de suas experiências o elo entre um mundo e outro. O mundo dos encarnados e dos desencarnados. A palavra Sofia vem do grego - sophía (como no grego. theosophía, 'ciência das coisas divinas') do grego, sophía, as, 'habilidade manual'; 'saber', 'ciência'; 'sabedoria', do grego, sophós, L, ón. E como complemento a igualdade entre 'sabedoria'; 'saber'; 'ciência': bibliotecosofia, filosofia, Logosofia, pansofia. A pansofia nada mais é do que a Ciência universal e todo o saber humano. Colocamos a disposição dos leitores nossa opinião respaldada em ensinamentos e pesquisas, pois sem esses elos não construiríamos nada. Sem Deus e Jesus Cristo estas filosofias nada representariam com certeza.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE