Virgindade e a primeira vez.

O amor não conhece regras rígidas e prefixadas, é um acontecimento intimo e profundamente pessoal, como é a primeira relação sexual não pode ser regulada antecipadamente. Seu decurso vai depender de vários fatores individuais, como: personalidade, educação, idade, dogma religioso, adaptação à sexualidade e de outras circunstâncias imprevisíveis. Como em todos os fatos da vida, temos que nos preparar para enfrentarmos todas as eventualidades, priorizando o que não se deve fazer e não o que se deve fazer.

Para evitar decepções mais graves o casal antes de assumir uma relação, deve discutir os problemas afetivos e da vida a dois, de coração e mente bem aberta. Surgindo divergências acentuadas, será prudente adiar ou terminar o que não se iniciou. As divergências menores, através do diálogo serão sanadas.

Não existe conduta sexual para a primeira relação sexual, esta depende mais dos costumes de sua esfera social e menos da moral, pois a vida sexual tem muito mais relações com os costumes que com a moralidade. Os costumes variam com o tempo e diferem conforme o lugar.

Como não há, no terreno sexual, uma moralidade abstrata, uniforme e válida em toda a parte, não há conseqüentemente uma regra fixa de conduta. E nem pode haver. Pois a educação deve levar os seres humanos não à obediência, mas sim à liberdade. Baseiamo-nos na verdadeira moral – nunca prejudicar a si próprio, a fim de poder satisfazer o sentido da sua existência, nem prejudicar o outrem, para não perturbá-lo na realização do alvo de sua existência.

Uma das várias preocupações que o adolescente tem é sobre os problemas que podem ocorrer antes, durante e após a primeira relação sexual, como: gravidez, doenças, problemas psíquicos e morais, de se relacionar com a pessoa certa. Na verdade os problemas não são da relação sexual e sim do comportamento humano. Quando o impulso sexual for maior que a relação sexual afetiva e a responsabilidade do ato os problemas provavelmente ocorreram.

Para evitar esses problemas e outros não será importante conhecer mais um ao outro?

Desenvolver um respeito mutuo através do dialogo aberto e sincero não será um dos meios de se prevenir?

A nossa relação sexual seja ela a primeira ou não deve ser sadia ou pelo instinto sexual?

Para termos uma relação saudável precisamos nos amar, respeitar os nossos limites, ter certeza do que queremos para não machucarmos alguém e a nós mesmos.

Visitem www.profrosevel.wix.com/falando-sexualidade

Contato: profrosevel@hotmail.com

Adquira o meu livro "Falando Sexualidade com os Adolescentes" pelo

site - www.clubedeautores.com.br

Rosevel
Enviado por Rosevel em 24/01/2009
Reeditado em 16/02/2013
Código do texto: T1402792
Classificação de conteúdo: seguro