A RESPONSABILIDADE DE UM SÍMBOLO
O mundo está mudando para melhor. É facil perceber. A maior nação do planeta parece estar traçando agora, um caminho menos tortuoso que o de tempos atrás.
Os Estados Unidos sempre carregaram, ao longo de sua história, o estigma de país preconceituoso. Os homens do poder estadunidense mostravam isso. A união nunca foi o principal foco dos comandantes da nação mais rica do mundo. Aliás, quanto mais separadas as pessoas, melhor. Negros com negros, brancos com brancos.
O povo porém, parece finalmente ter conseguido mudar o contexto político norte- americano.
Até a eleição de George Walker Bush, é difícil se lembrar de um pleito limpo pelos lados do Tio Sam. Com certeza, lá também existe o famoso jeitinho, não apenas aqui no Brasil. Já na eleição de Barack Obama, o apelo popular falou mais alto. Venceu o mais votado.
A vitória de Obama não representa apenas um tapa no preconceito ou o fim de uma supremacia no poder Ianque. Vale muito mais. E vale mais, porque muda o conceito do mundo em relação ao negro. O negro possui as mesmas condições do branco. Embora alguns ainda insistam em usar o cabresto do preconceito, Obama prova que somos iguais e, sobretudo, demonstra ter muito orgulho de suas origens e valorizá- las demais. Apesar de muitos ainda não terem percebido, estamos no mesmo barco, independentemente da pigmentação da pele.
O governo Obama, tem ainda muitos pontos emblemáticos. Até Bush, os Estados Unidos eram um grande e violento império separatista. Tudo era, até então, conquistado na força de um impressionante poder bélico. Ao invés de separar e matar, Obama quer conversar. Obama parece preservar a vida. Bush e os outros, o dinheiro a todo custo.
Obama tem personalidade. A prisão de Guantanamo já tem data para deixar de existir.
Obama idealiza a paz no Oriente Médio. Nunca na história, alguém pronunciou esta palavra com tanta força, sobretudo numa região geograficamente privilegiada.
Por essas e outras razões, Barack Ussein Obama simboliza uma grande mudança de prisma para a sociedade mundial. Por outro lado, será o líder político mais visado da história e carregará até o fim de seu mandato, a responsabilidade de melhorar, em vários (ou todos) os sentidos, a nação que movimenta todo o mundo, de acordo com seus passos, melhorando com isso, o planeta.
Muitos não querem a paz, a melhoria social e o bem- estar coletivo.
Quem quiser, torça por Obama.
Força Obama!